Atualizado em: 29 abril 2011

Lançamento da Endeavour adiado

Devido a problemas técnicos, o lançamento do ônibus espacial Endeavour, que partiria para sua última missão foi adiado pelo menos até o domingo próximo.

endeavourEu publiquei hoje cedo que hoje seria realizado o lançamento do ônibus espacial Endeavour rumo a sua última missão após 30 anos de serviço prestado, mas a poucas horas do lançamento, a NASA informou que o lançamento foi suspenso devido a problemas técnicos. A Endeavour iria encontrar com a Estação Espacial Internacional.

Até o momento, o principal agente que poderia impedir ou atrasar o lançamento era o clima, porém apareceram problemas em dois aquecedores e na unidade auxiliar de potência, levando a NASA a optar por suspender a missão.

publicidade:

Devido a este inconveniente, o diretor de lançamento do ônibus espacial, Mike Leinbach disse que o lançamento não acontecerá antes de domingo.

O Comandante da Endeavour, Mark Kelly e o resto da tripulação, estavam indo para a plataforma de lançamento quando a agência espacial dos EUA parou a contagem regressiva.

A Endeavour partiria hoje às 16:47hs, horário de Brasília, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Os cientistas estão empolgados com esta missão, pois a nave levará um equipamento chamado de Espectrômetro Magnético Alfa 02,  capaz de capturar partículas de alta energia das supernovas, buracos negros e outros cantos do cosmo. Há até mesmo a esperança de encontrar uma partícula de antimatéria, o que seria um marco e se consistiria na primeira prova da sua existência, corroborando que de fato o universo é composto principalmente por esse tipo de coisa.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook