Atualizado em: 6 janeiro 2011

Jipe-robô da NASA continua atolado em Marte

Em janeiro de 2004, a Agência Espacial Americana (NASA) colocou em Marte o robô explorador Spirit, com uma missão que inicialmente duraria 90 dias.

publicidade:

Sete anos depois, o Spirit segue ali, atolado sobre uma porção de areia fina. Desde 1 ano e meio atrás, não se sabe se está “vivo” ou se sua missão finalmente chegou ao fim. A infelicidade de cair num atoleiro, para complicar ainda mais a situação, coincidiu com o inverno do hemisfério sul do planeta vermelho, fazendo o jipe-robô entrar em estado de hibernação para poupar as baterias e poder se comunicar novamente com a Terra, com o retorno da luz do Sol.

Isso foi em março passado. Até agora, o Spirit tem permanecido em silêncio, enquanto a NASA, segue à espera de algum “bip” enviado pelo explorador. Ainda assim, existe a possibilidade de que a sonda não volte a se comunicar com os cientistas aqui da Terra. Enquanto isso, seu irmão gêmeo Opportunity, segue passeando do outro lado do planeta. Já percorreu 26 Km, contra os 7,7 Km do Spirit, e não parece dar sinais de cansaço.

A Exploração marciana, no entanto, segue mesmo sem o funcionamento do Spirit. Até o final do ano, um novo jipe, o Curiosity, será lançado em direção à Marte para dar continuidade os trabalhos de exploração do solo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook