Atualizado em: 22 junho 2011

Japão tem o computador mais rápido do mundo

Japão cria supercomputador que foi considerado o mais rápido do mundo, superando em mais de três vezes o vencedor da classificação anterior, o chinês Tianhe-1A.

Japão tem o computador mais rápido do mundoUm supercomputador fabricado pela empresa japonesa Fujitsu se tornou o computador mais rápido do mundo, de acordo com o ranking TOP500, desenvolvido por universidades alemãs e americanas.

A lista dos computadores mais rápidos do mundo, compilada duas vezes por ano, premiou o equipamento japonês batizado  de “K”, ainda em desenvolvimento, como o mais rápido do mundo.

publicidade:

O supercomputador da Fujitsu, criado em colaboração com o instituto japonês de pesquisa Riken, foi capaz de fazer 8.160 bilhões de operações por segundo, mais que o triplo do equipamento que foi considerado mais rápido na classificação anterior, o chinês Tianhe-1A.

O sistema está implantado em 672 racks de computador e tem um consumo de 9,89 megawatts.

Se investiu cerca de 2,23 bilhões de reais no equipamento e se espera que possa ser usado para cálculos de previsões de mudança climática, explicou a agência de notícias Kyodo.

O Prêmio Nobel de Química em 2001 e presidente do instituto Riken, Ryiji Noyori, disse que este é um dos campos da ciência e tecnologia em que o Japão pode mostrar a sua força.

Com o reconhecimento desta edição da TOP500, o Japão se colocou pela primeira vez nos últimos sete anos, no topo de uma classificação que tem sido dominada historicamente pelos Estados Unidos, mas em edições mais recentes temos visto o aumento da concorrência da China e da Índia.

Fonte: Data Center Knowledge

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook