Atualizado em: 30 março 2011

Jack Dorsey volta ao Twitter

jack-dorseyO co-fundador do Twitter, Jack Dorsey, que esta semana voltou à empresa após dois anos de ausência, quer sua rede de microblogging mais acessível ao público em massa.

“Somos muito famosos entre o grande público, mas a relevância para o público em geral continua sendo um desafio”, disse ele durante um evento em Nova York, oferecido pela Escola de Jornalismo da Universidade Columbia.

publicidade:

 

VOLTANDO ÀS ORIGENS

Dorsey, que irá supervisionar o desenvolvimento do produto ao exercer o cargo de presidente-executivo, admitiu que o serviço é “algo que as pessoas não têm idéia de imediato”. Realmente foi assim com este editor. Demorei quase um ano até aderir, mas confesso que sou desleixado com meu Twitter pois tendo a gastar muito tempo nele.

O serviço conhecido por suas mensagens curtas, limitadas a 140 caracteres, chamado “tweets”, o Twitter se tornou uma das empresas de mídia social mais populares.

Entre seus usuários, há famosos como Ashton Kutcher, Conan O’Brien e Charlie Sheen. Ainda assim, relativamente poucos de seus 200 milhões de usuários registrados estão ativos no site.

 

DESAFIO

A empresa de pesquisas eMarketer citou dados, indicando que menos de 25% dos usuários do Twitter produzem cerca de 90% dos tweets.

Dorsey disse que deseja se focar nos usuários ” que realmente não entendem o que é Twitter e o vêm primariamente como uma experiência de consumo”.

“Precisamos nos concentrar neste desafio e esse é meu objetivo nos próximos meses”, disse ele.

Dorsey começou o Twitter em 2006 junto com Evan Williams e Biz Stone. Trabalhou como seu primeiro CEO até que Williams lhe substituiu em 2008.

 

DÚVIDAS

Ele volta para o Twitter quando a empresa enfrenta dúvidas sobre a sua competência em relação a competição de rivais como o Facebook e o seu modelo de mercado, que inclui “tweets” patrocinado por anunciantes.

Mesmo assim, o valor da empresa entre os investidores aumentou aos trancos e barrancos.

Em dezembro, a empresa foi avaliada em 3,7 bilhões de dólares em uma rodada de financiamento de 200 milhões de dólares liderado pela empresa de capital de risco, Kleiner Perkins Caufield & Byers.

Além do seu novo posto no Twitter, Dorsey permanecerá como CEO da Square, empresa de pagamentos móveis que ele fundou durante seu tempo longe das operações diárias do Twitter.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook