Atualizado em: 21 outubro 2011

iPod de Steve Jobs completa 10 anos

Um dos maiores orgulhos de criação para Steve Jobs, que faleceu esse ano, iPod completa 10 anos com mudança histórica no hábito de escutar música.
Steve Jobs apresentou o iPod ao mundo e revolucionou mercado da música

Steve Jobs apresentou o iPod ao mundo e revolucionou mercado da música

Aparelho idealizado por Steve Jobs, o iPod está fazendo aniversário no ano em que o seu idealizador faleceu por conta de um câncer. O primeiro iPod apresentado pelo então ex-presidente da Apple foi apresentado ao mundo no dia 23 de Outubro de 2001. Com capacidade para mil músicas, o aparelho foi um ponto histórico na forma como as pessoas guardavam e escutavam as suas músicas no formato digital.

Fazendo história

Há 10 anos atrás, Steve Jobs disse: “Com o iPod, a Apple inventou uma nova modalidade de tocador que permite colocar toda sua coleção no bolso para escutar em qualquer lugar. Ouvir música nunca mais será igual”.

publicidade:

E ele foi um visionário excepcional. Nestes 10 anos são mais de 300 milhões de iPods vendidos. Segundo o novo presidente da companhia, Tim Cook, muitas pessoas estão comprando o seu primeiro iPod. O mercado continua grandioso e importante para a empresa, que hoje disponibiliza álbuns e singles de artistas famosos como Madonna, U2 e Beatles no iTunes, o site que organiza o conteúdo musical para iPods, iPhones e IPads.

Tocador criou tendências

O iPod manteve a curiosidade causada pelo Napster – antigo programa de compartilhamento digital -; em que usuários buscavam suas músicas preferidas e difundiam os arquivos pela internet. No entanto, o aparelho de Steve Jobs teve o propósito de fazer com que esse armazenamento pudesse ser carregado com o ouvidor, substituindo o Walkman e o Discman.

Além de impulsionar o mercado fonográfico, permitiu criar listas de músicas e álbuns, difundir novos artistas e estilos musicais e facilitou o modo de comprar músicas,  modernizou as festas de garagem (com o minúsculo aparelho você pode acoplá-lo a difusores de som) e ainda criou novos amantes da música na era digital.

Conheça alguns dos principais modelos:

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook