Atualizado em: 6 maio 2011

IOS 4.3.3 sem geolocalização está disponível

Apple lança atualização do seu sistema operacional. A nova versão 4.3.3 do iOS vem extinguir a função que recolhia dados de geolocalização dos usuários

Tivemos que esperar umas duas semanas, desde a primeira promessa de atualização. A nova edição do sistema operacional da Apple está disponível para todos os usuários do iPhone e iPad, e vem corrigir de uma vez por todas a temida função de rastreamento.

A polêmica surgiu apenas alguns dias atrás, justamente quando dois pesquisadores britânicos trouxeram à tona essa questão. Na verdade, não só a Apple estava envolvida em práticas de recolhimento de dados sem autorização do usuário. A Google, dona do sistema operacional Android, também foi descoberta fazendo o mesmo, assim como a Microsoft e seu Windows Phone.

publicidade:

A nova versão do IOS 4.3.3 vem trazer uma atualização que desabilita a função de rastreamento oculto dos dados de geolocalização e redes sem fio acessadas pelo usuário.

Como é habitual nestes casos, os proprietários de iPhone e iPad podem fazê-lo através do iTunes, o software padrão para os usuários destes dispositivos. A verdade é que a nova versão deste sistema operacional traz muito pouco de novo. A correção mais importante tem a ver com o rastreio de localização.

Como você sabe, o problema se baseava em que ambos os dispositivos armazenavam informações sobre a localização e redes Wi-Fi nas proximidades dos usuários em um arquivo chamado ‘consolidated.db’. Os dados deste arquivo eram enviados regularmente para a Apple, que declarou que seu objetivo era somente tornar o GPS dos seus dispositivos mais rápido.

A atualização é completamente gratuita e está disponível para usuários do iPhone 4, iPhone 3G, iPad e iPad 2. Basta conectar o dispositivo ao iTunes através do computador.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook