Atualizado em: 12 janeiro 2011

Inventaram um vidro mais resistente que o aço

Já imaginou como um vidro que fosse tão resistente quanto o aço poderia ser útil? Já inventaram meu amigo!

publicidade:

É muito difícil encontrar no mesmo material as características de força e resistência, mas isso parece não ser mais problema, pois inventaram um vidro metálico que é tão resistente quanto o aço.

A façanha foi realizada por um grupo de investigadores do Departamento de Energia da Berkeley Lab, e o Instituto de Tecnologia da Califórnia. O vidro é formado por uma micro-liga de paládio, um metal raro, mas com múltiplas aplicações. O material é acompanhado por silício, fósforo, germânio e prata. Sua estrutura química pôde compensar a fragilidade natural do vidro, e é ainda mais leve que o aço, com um peso comparável ao de liga à base de alumínio ou titânio.

Nem tudo são flores, pois o custo do vidro metálico ainda é muito alto por causa do germânio, o paládio e a prata. No entanto, os pesquisadores já estão trabalhando para econtrar materiais alternativos mais baratos.

Imagine um futuro com aquelas redomas de vidro gigantes envolvendo cidades? Meu medo é façam isso e passem a cobrar até pelo ar que respiramos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook