Atualizado em: 19 junho 2011

Instagram, o fenômeno fotográfico do iPhone

Instagram é uma startup que criou um aplicativo para iPhone e Ipod que se tornou um sucesso mundial, batendo a marca dos 100 milhões de fotos compartilhadas.

Instagram, o fenômeno fotográfico do iPhoneAo longo deste fim de semana, o site Instagram ultrapassou a barreira de 100 milhões de fotos compartilhadas. A marca é surpreendente, especialmente quando colocada em perspectiva: o projeto começou a funcionar há apenas oito meses e, embora qualquer um possa ver as imagens a partir de um navegador web, apenas os usuários de iPhone ou iPod Touch tem um aplicativo disponível para manipular e fazer upload de imagens.

Outras empresas como Picplz , Path ou Color, tentam repetir a fórmula, algumas com enorme apoio financeiro, mas até agora ninguém pôde se orgulhar de conseguir os cinco milhões de usuários dos quais se orgulham Kevin Systrom e Mike Krieger, criadores do serviço, ambos graduados na Universidade de Stanford.

publicidade:

Systrom e Krieger bateram as portas da Google e Microsoft tentando viabilizar seu projeto, porém ambas as empresas desdenharam da sua ideia e devem estar se lamentando neste momento.

Para quem nunca encontrou um “Instagram”, é uma fotografia de formato quadrado, que pode ter recebido algum tipo de filtro artístico ao gosto do autor. Ele tem baixa resolução (para aplicar efeitos e fazer o upload da foto para a web de forma rápida, a aplicação recorta a imagem para 612 x 612 pixels), quase como um “tweet” em versão fotográfica. Também pode ser adicionado um efeito vintage, desenfoque e podemos adicionar comentários.

A ideia é simples, mas tem atraído uma grande comunidade de usuários que gostam de arte e fotografia, que até agora tinham de recorrer ao Flickr ou ao Photoshop para obter os efeitos e uma aparência similar. Parte do êxito do Instagram está no imediatismo dos resultados que não tem que passar por um computador, e a edição de fotos é feita no próprio telefone, mas o melhor é ver fotos de outros usuários que vão inspirá-lo a melhorar as suas.

Se você tem um iPhone ou iPod, está ai uma dica interessante. Junte suas imagens a 100 milhões de outras compartilhadas por usuários dos dispositivos Apple.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook