Atualizado em: 6 julho 2011

Hotmail faz 15 anos

Comprado em 1996 por 400 milhões de dólares, com 8,5 milhões de usuários, hoje o Windows Live Hotmail tem 364 milhões de usuários, a frente de Yahoo e Gmail.

Hotmail faz 15 anosQue levante a mão quem usa a Internet regularmente e não possui um e-mail gratuito. Me vem a memória o tempo em que e-mail era algo muito valorizado, com alguns poucos “mega” de espaço, e fornecido pelos provedores de Internet como um instrumento para prender o usuário aos seus serviços.

Depois de um tempo, começaram a aparecer aqui no Brasil, e-mails gratuitos como o Bol, ZipMail, e outros. O Hotmail foi o primeiro e-mail gratuito, mas quem fez sucesso foi o Gmail com seu 1GB de espaço, quebrando o paradigma do baixo limite de armazenamento de mensagens e recursos limitadíssimos. Podemos dizer que, quando se trata de serviço de e-mail, existe antes e depois do Gmail da Google.

publicidade:

Mas hoje é dia de falar do Hotmail, o serviço de e-mail gratuito da Microsoft que está completando 15 anos de vida. Conhecido hoje como Windows Live Hotmail, nasceu 04 de julho de 1996 como Hotmail (em referência ao código HTML) e foi fundado por Sabeer Bhatia e Jack Smith. Foi o primeiro webmail gratuito e maciço, mas tinha apenas 2 MB de espaço.

Então, no final de 1997, foi adquirido pela Microsoft por cerca de 400 milhões de dólares, tornando-se parte dos serviços MSN. Com o seu novo nome: MSN Hotmail, ganhou popularidade e cresceu de 8.5 para 30 milhões de usuários em pouco mais de um ano. Depois, veio a integração com o Windows e a criação do MSN Messenger, o que catapultou e consolidou o seu reinado. Mas depois de vários problemas de segurança e o posterior surgimento do Gmail em 2004, a indústria começou a mudar.

Ainda que sua popularidade esteja cada vez menor, o serviço ainda é muito popular. Em agosto de 2010, o serviço de estatísticas comScore disse que o Hotmail tinha 364 milhões de usuários, contra 280 milhões do Yahoo Mail e 191 milhões do Gmail.

Mas nosso objetivo é simplesmente desejar ao serviço de e-mail da Microsoft, um Feliz Aniversário Hotmail!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook