Atualizado em: 11 outubro 2011

Homem controla braço robótico com o pensamento

Cerca de 30 anos depois de um seriado sobre um homem biônico, a ciência consegue fazer um norte-americano conseguir controlar um braço robótico usando o pensamento.
A mão integrada ao braço robótico usado por Tim Hemmes

A mão integrada ao braço robótico usado por Tim Hemmes

Nos anos 70 havia um seriado chamado “O homem de seis milhões de dólares”. O personagem, major Lee Majors, era um astronauta que sofreu um terrível acidente onde perdeu um dos olhos, as duas pernas e um braço. Após um caríssimo investimento do governo dos EUA, Majors recebeu membros artificiais de alta tecnologia e se tornou um tipo de agente secreto com poderes biônicos.

O homem de seis milhões de dólares

O homem de seis milhões de dólares

Pouco mais de 30 anos depois, o que era ficção começa a se tornar realidade. Tim Hemmes, um homem tetraplegico, foi capaz de interagir com um braço artificial através de um chip implantado em seu cérebro.

publicidade:

A pesquisa que culminou no êxito da experiência protagonizada por Hemmes, foi conduzida por cientistas da Universidade de Pittsburgh, nos EUA.

O projeto norte-americano custou 100 milhões de dólares até o momento e foi financiado pela agência de pesquisa do Pentágono. A mão artificial do braço usado por Hemmes o emocionou quando foi capaz de tocar as mãos de sua namorada. Os dedos se comportam da mesma forma que os reais.

O chip instalado em Hemmes, que ficou tetraplégico há 7 anos após sofrer um acidente de moto, foi removido após um mês de testes por medida de segurança, no entanto os cientistas estão trabalhando para tornar o implante definitivo.

Antes de usar o braço, Hemmes treinou bastante, usando uma tela onde tinha que conseguir mover um círculo na direção para onde seu pensamento a dirigia. Quando os pesquisadores da Universidade de Pittsburgh consideraram que ele estava apto para operar o braço robótico, o chip foi implantado no seu cérebro.

Os cientistas querem tornar o braço viável comercialmente em poucos anos.

Hemmes usando o braço robótico

Hemmes usando o braço robótico

Hemmes toca a mão da namorada com o braço artificial

Hemmes toca a mão da namorada com o braço artificial

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook