Atualizado em: 25 janeiro 2011

Hackeando seu PC com Smartphones Android

android_usb_cable_hack

Uma das coisas que mais tira o sono dos administradores de TI, é ler a notícia que um novo exploit pode comprometer toda a rede da sua empresa.

publicidade:

O conceito de invasão de computadores  através de hardware ou software é quase tão antigo quanto os próprios computadores. Este novo exploit no entanto, é certamente um tweak muito preocupante, pois tem potencial para ser não somente devastador, mas também completamente silencioso e passar despercebido.

Dois pesquisadores brilhantes na George Mason University descobriram uma forma de modificar drivers USB com Android para que eles façam algumas coisas muito desagradáveis.

Em poucas palavras o que este driver modificado pode fazer é permitir que uma parte desagradável deste malware tenha acesso ao telefone para surrupiar todos os dados importantes do computador, assim que telefone do cabo USB for conectado a ele, e depois enviar os dados a quem o autor do malware quiser!

Ainda pior é o fato de que esse exploit pode ser facilmente personalizado para trabalhar em outros telefones que executam sistemas operacionais diferentes, como o iPhone, por isso a prevenção não é tão simples como simplesmente boicotar telefones baseados em Android.

Pior ainda, é que você não pode perceber facilmente que seu telefone foi comprometido – nem seu computador – sendo muito improvável que o software anti-vírus típicos considere esta uma atividade indesejada, devendo considerar a transferência de dados como um pedido legítimo do sistema operacional.

Felizmente, esta falha ainda não foi propagada, sendo testada apenas em laboratório. É claro que agora, os autores de malware sabem que é possível, então provavelmente não vai demorar muito antes que esta ameaça se torne uma realidade.

Via | Everything USB

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook