Atualizado em: 20 agosto 2011

Google Street View fotografa o Amazonas

O Google Street View está fotografando toda a Amazônia. As imagens estarão disponíveis no serviço em breve.

Google Street View fotografa o Amazonas

Google Street View fotografa o Amazonas

publicidade:

Com o Google Street View, você pode explorar o mundo sem sair de casa, como eu costumo fazer antes de ir a um lugar que não conheço. E a companhia por trás motor de busca mais popular do mundo não para. Já é possível navegar virtualmente pelo Amazonas e Rio Negro, no noroeste do Brasil, e descobrir uma das áreas mais remotas e de maior biodiversidade do planeta.

Eu já estive lá e te digo, é um mundo que as moradores do Sul e Sudeste do país não conseguem ver retratados na íntegra pelas equipes de televisão. Só vendo com os próprios olhos.

Google Street View fotografa o Amazonas

A iniciativa tem sido levada a cabo por alguns desenvolvedores americanos e brasileiros  do Street View, juntamente com a Google Earth Outreach, uma organização sem fins lucrativos. A Google explica que a equipe está atualmente na selva amazônica capturando imagens que permitam levar sua tecnologia Street View para esta área geográfica. Concretamente, estão tirando fotos de rios, da selva, e tribos de comunidades adjacentes.

Habitantes da Amazônica aprendem a usar recursos da Google

Habitantes da Amazônica aprendem a usar recursos da Google

Esta equipe também tem o apoio da Fundação para uma Amazônia Sustentável (FAS), uma organização local sem fins lucrativos dedicada à preservação do meio ambiente. “Ensinando a população local a operar essas ferramentas, lhes permitimos compartilhar sua cultura e modo de vida com as pessoas ao redor do mundo”, explica a Google. Desta forma, a Google pretende ensiná-los a tirar fotografias para o Street View, com a intenção de deixar parte de nosso equipamento técnico e que continuem com o trabalho.

Bicicletas fotografam os labirintos amazônicos

Bicicletas fotografam os labirintos amazônicos

“Com as bicicletas do Street View cruzaremos as estradas de terra estreitas que compõem os povos da Amazônia e iremos o mais próximo possível das áreas onde a civilização encontra a floresta.” Essas bicicletas tem uma câmera que captura fotos de 360 ​​graus.

Barcos capturam imagens dos rios

O grupo também subirá a bordo de um barco para tirar fotos à medida que desce ao longo dos rios. Além disso, o sistema de tripé é o mesmo usado pela Google para captar imagens dentro de lojas comerciais, poderá ser usado para dar uma ideia de como se vive e trabalha nesta parte do planeta, ou como é ir a uma escola no meio da Amazônia.

Google Street View fotografa o Amazonas

Nesta primeira fase, as equipes da Google e da FAS, irão capturar fotos de uma área de 50 km do Rio Negro. Esta área se estende desde Tumbira, perto de Manaus, até a área de Terra Preta. “Mais tarde vamos processar as imagens, como de costume, unindo as fotos para obter uma visão panorâmica de 360 graus”, explica a empresa.

Este projeto irá mostrar as riquezas da Amazônia de uma forma nunca antes vista, sendo uma oportunidade única para os viajantes, os pesquisadores do ambiente e, em geral, para todos aqueles que se sentem interessados ​​em uma das paisagens mais remotas do mundo .

Fonte: Google Blog

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook