Atualizado em: 12 maio 2011

Google lança seu Chromebook

A ideia do Chromebook é que todos tenham velocidade, simplicidade e a segurança do Chrome, sem as dores de cabeça de sistemas operacionais projetados para 20 ou 30 anos", diz a empresa em seu blog.

chromebookDurante a conferência Google I/O que está acontecendo em San Francisco, nos Estados Unidos, a empresa apresentou o portátil Chromebook, seu primeiro netbook que carrega o Chrome OS, sistema operacional desenvolvido pela empresa.

“Eles não são netbooks tradicionais”, revela uma nota no blog oficial da Google. Isto, porque o uso do próprio sistema operacional, todos os arquivos de aplicativos, jogos, fotos, músicas, filmes e documentos são armazenados na nuvem, disponível em qualquer lugar. Portanto, não é necessário baixar nenhum software e ocupar espaço em disco do computador com arquivos.

publicidade:

Outra característica singular do Chromebook, é que o novo dispositivo da Google foi construído para obter maior rapidez de resposta das suas funções, então, como eles dizem na empresa, após ligado, o portátil fica pronto para o uso em apenas oito segundos, e a medida que novas atualizações aparecem, o Cromebook tente a trabalhar mais rápido.

A ideia do Chromebook é que todos tenham velocidade, simplicidade e a segurança do Chrome,  sem as dores de cabeça de sistemas operacionais projetados para 20 ou 30 anos”, diz a empresa em seu blog.

Claro que de quebra, a Google quer ganhar a fidelidade do usuário, pois depois de algum tempo, a tendência é que ele tenha tantos arquivos, configurações e personalizações na nuvem, que preferirá continuar nela do que ter o trabalho de mudar de plataforma.

O equipamento será fabricado pela Samsung e Acer. No caso do primeiro  fabricante, o modelo de netbooks terá tela de 12,1 polegadas, duas portas USB 2.0, Wi-Fi, 3G, slot para cartão SD e uma autonomia de bateria de até 8,5 horas. O equipamento desenvolvido pela Acer, entretanto, terá tela de 11,6 polegadas, duas portas USB 2.0, webcam de alta definição, HDMI e bateria para até seis horas.

Os dois modelos de Chromebook estarão disponíveis a partir de 15 de junho nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Itália e Espanha. Outros países só poderão comprá-lo nos próximos meses, de acordo com o cronograma de distribuição da Google, ainda não revelado.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook