Atualizado em: 24 fevereiro 2012

Futuros processadores da AMD terão sistema de recuperação de energia

Os cálculos revelam que o RCM ajudará a reduzir em até 30 por cento o consumo de energia, sem afetar o desempenho do processador.
Você Sabia?
SREC ou KERS (acrônimo de Sistema de Recuperação de Energia Cinética, em inglês Kinetic Energy Recovery Systems) é um sistema de frenagem/travagem usado no mundo do automobilismo, que recupera uma parte da energia cinética gerada pela desaceleração, em vez de toda esta se perder na forma de calor.

As empresas AMD e Cyclos Semiconductor decidiram configurar o sistema de recuperação de energia cinética em veículos para que funcione em seus processadores.

Nos automóveis, uma tecnologia popularmente conhecida como KERS, armazena a energia desprendida a cada frenagem em uma bateria. Nos futuros processadores “Piledriver” a tecnologia será semelhante à utilizada nos carros. Esta tecnologia se chama RCM (Resonant Clock Mesh), e reaproveita a energia desprendida a cada ciclo do processador. Com isso, o calor liberado pelo heatsink, irá abastecer o processador sob demanda, aumentando o clock e reduzindo o consumo de energia.

publicidade:

AMD

Apesar dos novos processadores Piledrivers não chegarem antes do segundo semestre deste ano, testes realizados pela RCM em APUs Trinity, levaram a frequência de funcionamento das unidades a níveis bem altos. Para tal, bastou aproveitar a energia do dispositivo liberada na forma de calor, e os processadores alcançaram 4 GHz de clock.

30% de redução no consumo de energia

amd_cyclos_clocksOs cálculos revelam que o RCM ajudará a reduzir em até 30 por cento o consumo de energia, sem afetar o desempenho do processador. Além disso, um sistema chamado tank circuit, armazena a energia que seria liberada pelo processador. Com isso, sempre que o dispositivo alcança seu limite, a energia é liberada, fazendo com que o processador fique temporariamente mais rápido.

O mais interessante na RCM é a ideia de que, além de ajudar o processador a trabalhar mais rápido, permite que o consumo do dispositivo seja drasticamente reduzido.

AMD pode finalmente superar a Intel

A RCM é o sonho de toda fabricante de processadores: aumentar o desempenho e diminuir o consumo. Se a utilização deste sistema foi confirmada, a nova geração de processadores pode colocar a AMD frente a frente da rival Intel, na batalha pela liderança do mercado móvel.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook