Atualizado em: 28 abril 2011

Fundadores do YouTube compram Delicious

O Delicious foi adquirido por por Chad Hurley e Steve Chen, fundadores do YouTube, para passar a integrar o leque de serviços da sua empresa, a AVOS.

deliciousNo Brasil, o Delicious não é muito conhecido, principalmente entre a geração Orkut, porém trata-se de um clássico serviço de bookmarking online, ou seja, um local onde você pode ir adicionando seus endereços favoritos de Internet, sem depender do browser. O serviço era muito popular antes dos principais navegadores adotarem suas próprias soluções de armazenamento de favoritos na “nuvem”.

O Delicious foi adquirido por por Chad Hurley e Steve Chen, fundadores do YouTube, para passar a integrar o leque de serviços da sua empresa, a AVOS. Antes da aquisição, o Delicious esteve em negociações com a StumbleUpon.

publicidade:

Isso confirma rumores que apontavam há meses que o Yahoo iria acabar vendendo esse serviço como parte de seu processo radical de reestruturação.

COMUNICADO OFICIAL

Eu recebi via e-mail, um comunicado do Yahoo, onde a empresa confirma a aquisição e diz que os compradores “estão empenhados em continuar a melhorar Delicious”. Veja abaixo o e-mail na íntegra (em inglês):

Dear Delicious User,

Yahoo! is excited to announce that Delicious has been acquired by the founders of YouTube, Chad Hurley and Steve Chen. As creators of the largest online video platform, Hurley and Chen have firsthand expertise enabling millions of consumers to share their experiences with the world. Delicious will become part of their new Internet company, AVOS.
To continue using Delicious, you must agree to let Yahoo! transfer your bookmarks to AVOS. After a transition period and after your bookmarks are transferred, you will be subject to the AVOS terms of service and privacy policy.

TUDO DEVE MELHORAR

Assim, o serviço funcionará da mesma forma, sendo operado pelo Yahoo até julho deste ano, e a partir desse momento todas as informações do usuário serão transferidas aos novos proprietários, que garantem a continuidade do serviço e das contas e favoritos de cada usuário.

Hurley e Chen tem planos para desenvolver novas funcionalidades que ajudarão a resolver o problema da sobrecarga de informação. “Esse problema não existe apenas no mundo do vídeo, mas também com qualquer tipo de informação intensiva”, disse Chen. Em suma, visam melhorar e aumentar o serviço .

DECLÍNIO DA YAHOO!

O fato é a Yahoo nunca conseguiu benefício econômico do Delicious, apesar de seus usuários serem muito fiéis ao serviço. Seu serviço nunca foi integrado com a pesquisa, por exemplo.

A Yahoo adquiriu o Delicious em Dezembro de 2005 por um valor nunca revelado, mas que poderia ser em torno de 10 a 15 milhões de dólares. Josh Schachter, fundador do Delicious no final de 2003, deixou a empresa depois de expressar sua insatisfação com o uso do serviço pelo Yahoo!.

Depois de anunciar a demissão de 600 pessoas, a Yahoo pretende fechar ou fundir, pelo menos, oito unidades de sua propriedade. Entre os serviços em declínio, estão MyBlogLog, Yahoo Picks, AltaVista, Yahoo Bookmarks, Yahoo Buzz e Delicious.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook