Atualizado em: 2 setembro 2011

Ford trás controle de velocidade para os filhos

Ferramenta da Ford permite estabelecer limites de velocidade para os usuários de veículos que tenham a função MyKey. Cada chave pode ser configurada com parâmetros diferentes.

Ford trás controle de velocidade para os filhos

O serviço MyKey da Ford chegará à Europa em 2012, segundo o que este fabricante de automóveis revelou na feira anual de tecnologia IFA 2011, em Berlim, Alemanha. Esta ferramenta permite que os pais de acionem mecanismos de segurança quando seus filhos usarem o veículo. Assim, por exemplo, não poderão exceder um determinado limite de velocidade.

publicidade:

Jovens estão mais propensos a sofrer acidentes

Uma das principais causas de acidentes rodoviários é o excesso de velocidade. Além disso, de acordo com a Ford, os jovens com menos de 25 anos tem até três vezes mais probabilidade se envolver em um acidente grave, quando comparados a motoristas experientes.

Portanto, a empresa acredita que muitos pais se sentiriam mais tranquilos se pudessem controlar a velocidade com que seus filhos dirigem. Agora, graças ao MyKey, poderão fazer estabelecer limites como, por exemplo, acontece em computadores, televisores ou canais de TV a cabo.

Cada chave estabelece uma configuração

O segredo está na chave do veículo. Graças a ela, o pai, ou o proprietário do carro, poderá definir determinados parâmetros do painel do veículo. Em seguida, o carro irá reconhecer e aplicar as configurações feitas.

Além disso, cada chave pode ter um controle diferente. Assim, como explicado pelo engenheiro da Ford, Jason Johnson, você poderá punir um de seus filhos que tenha se comportado mal.

Ford trás controle de velocidade para os filhos

Em qualquer caso, seja qual for a razão, o sistema permite uma velocidade máxima para cada motorista (cada chave), que não pode ser excedida em nenhuma circunstância. Também é possível definir alertas sonoros e visuais que são ativados quando se atingir velocidades entre 70 a 100 quilômetros por hora.

Alertas sonoros complementam o serviço

Outro elemento que pode ser controlado é o volume da música. Na verdade, o rádio não funcionará até que o motorista e o passageiro tenham colocado seus respectivos cintos de segurança. Da mesma forma, você pode definir um alerta sonoro para esta finalidade.

Por outro lado, os sistemas de assistência ao motorista, segurança e alertas não podem ser desativados.

Sonhando com o futuro

Seria tão bom se este fosse um item de fábrica até dos carros populares vendidos no Brasil. Não seria bom saber que seus filhos não poderão fazer loucuras com o carro? Imagine ainda aquela frota de veículos que presta serviço para operadoras de telefonia, com seus motoristas “malucos”, limitados a circular entre 60 e 70 Km/h. Ah, iria ser bom demais!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook