Atualizado em: 15 fevereiro 2012

Foram vendidos 472 milhões de smartphones em 2011

Na categoria de plataformas, o Android ficou em primeiro lugar com 50,9% dos aparelhos vendidos nos últimos doze meses.
Você Sabia?
O quarto trimestre do ano teria sido muito positivo para os negócios, com 149 milhões de unidades colocadas à venda.

A consultoria Gartner fez um balanço do mercado mundial de celulares inteligentes no ano passado, e segundo seus dados, em 2011 foram vendidos 472 milhões desses dispositivos, o que significaria um aumento nas vendas de 58% sobre o ano anterior. Do total de telefones vendidos durante o período, 31% foram smartphones.

O quarto trimestre do ano teria sido muito positivo para os negócios, com 149 milhões de unidades colocadas à venda. Assim, houve um crescimento de 47,3% em relação ao mesmo período de 2010.

publicidade:

Linha Galaxy da Samsung é uma das grandes rivais da Apple

Android em primeiro lugar

Na categoria de plataformas, o Android ficou em primeiro lugar com 50,9% dos aparelhos vendidos nos últimos doze meses. O sistema operacional da Apple, IOS, garantiu 23,8% do total de vendas do setor, enquanto o Symbian e a RIM ficaram, respectivamente, com  11,7% e 8,8%. Os menos vendidos foram o Bada e o Windows Phone, com 2,1 e 1,9%.

Quanto às empresas, a Apple se posicionou como a maior fabricante de smartphones no mundo. No quarto trimestre ficou com uma quota de mercado de 23,8%, e, se considerada a média do ano, ficou com 19%.
Roberta Cozza, analista da Gartner, explicou que as regiões da Europa Ocidental e América do Norte contribuíram para a maior parte do crescimento da Apple no último trimestre do ano.

Fato é que a empresa da maçã, ainda que comece a enfrentar concorrentes de peso, como a Amazon e Samsung, ainda está com uma grande vantagem de mercado em relação aos seus rivais.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook