Um perfil no Tumblr com o nome “Anonymous” anunciou um sistema operacional supostamente criado pelo grupo de ativistas hackers. No entanto, em sua conta oficial no Twitter, AnonOps, o grupo “original” negou a autoria.
O grupo de hackers Anonymous tem chamado a atenção de todo o mundo, especialmente dos governos, por suas ações na rede e sua forte rejeição às leis anti-pirataria, inclusive realizando ataques a instituições públicas e privadas do Brasil. Entretanto, o grupo nunca havia sinalizado qualquer intenção de criar um sistema operacional proprietário.

Interface do Anonymous OS
Sistema operacional falso é baseado em Ubuntu
Os impostores anunciaram a criação de um sistema operacional proprietário baseado em Ubuntu, cujo nome é Anonymous OS. Além disso, o blog disse que o sistema operacional tinha sido criado “para fins educacionais e para garantir a segurança das páginas web”.
Um alerta sobre o uso do sistema operacional procurava passar a sensação de seriedade, sugerindo que não se deve usar qualquer ferramenta para destruir sites. “Se você atacar qualquer página, você pode acabar na cadeia, porque é um crime em muitos países”, dizia o aviso.
O falsos integrantes do grupo Anonymous divulgaram ainda uma lista de aplicativos e assinaram o post com o famoso slogan do grupo: “We are Anonymous. We are legion” (Somos Anonymous. Somos uma legião).

Desktop do Anonymous OS
Anonymous nega autoria
No entanto, o grupo Anoymous verdadeiro não anunciou nada sobre isso em seu blog oficial, o AnonOps. Porém, disse no Twitter que este sistema operacional é falso, e está carregado de vírus trojans. O grupo ficou desanimado sabendo que muitos usuários baixaram o sistema operacional baseado em Ubuntu.
Portanto, se você se interessou pelo Anonymous OS, fica o alerta que este sistema operacional, embora funcione, foi modificado para capturar informações pessoais, senhas. É provável ainda que haja um backdoor para que os criminosos possam controlar remotamente as máquinas.