Atualizado em: 1 março 2011

Falha de software apagou contas do Gmail

gmail-failA Google afirmou que uma atualização do software de armazenamento de mensagens, causou no último domingo (28), uma falha inesperada que deixou milhares de usuários do Gmail sem acesso temporário aos seus e-mails.

A Google publicou em seu blog na noite desta terça-feira (1º), que as mensagens não foram apagadas definitivamente, e que conseguiu restaurar o acesso para quase todos os usuários afetados.

publicidade:

A empresa, estima que aproximadamente 0,08% dos usuários do Gmail sofreram com o problema. O serviço de e-mail gratuito Gmail tem milhões de usuários em todo o mundo, inclusive eu.

A Google disse que faz backup das informações dos seus usuários e que devido a seu eficiente sistema, elas estariam protegidas contra este tipo de falha de software.

Este parece ser um bom momento para reflexão, pois há algumas semanas, o Hotmail também apagou as contas de 17 mil usuários.

Um sistema simples de backup que nós mesmos poderíamos implantar seria ter umas três contas de e-mail. Uma seria a principal, por exemplo, do Gmail e duas outras seriam backup, por exemplo, Hotmail e Yahoo.

A técnica simples, se consiste em fazer com que o Gmail encaminhe as mensagens para o Hotmail, mas mantenha as originais na caixa de entrada. No Hotmail, por sua vez, nós habilitaríamos o redirecionamento para o Yahoo, porém mantendo as mensagens na caixa de entrada.

Confesso que após esta onda de falhas nos serviços de cloud computing, eu vou me tornar mais cuidadoso com minhas informações.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook