Atualizado em: 26 janeiro 2012

Facebook dá cartão de crédito para quem descobre falhas

Szymon Gruszecki, um pesquisador de segurança polonês foi um dos primeiros a receber sua recompensa, paga através de um cartão de crédito especial.
O cartão de crédito que o Facebook dá para VIPs

O cartão de crédito que o Facebook dá para VIPs

Não é algo novo o fato de que as grandes empresas mantenedoras de plataformas online, mesmo contando com grandes times de excelentes profissionais, deixam passar desapercebidas algumas falhas conhecidas no meio como bugs.

Com efeito, o Facebook, bem como várias outras empresas de tecnologia adotaram a prática de recompensar pesquisadores que descobrem essas falhas e optam por avisar a empresa fundada por Mark Zuckerberg, ao invés de torná-las públicas.

publicidade:

Para estas pessoas, o Facebook paga no mínimo 500 dólares para cada falha descoberta, mas a forma como o valor é pago tem valor ainda maior para programadores e entusiastas da computação.

White Hat – Bug Bounty Program

Szymon Gruszecki, um pesquisador de segurança polonês foi um dos primeiros a receber sua recompensa, paga através de um cartão de crédito especial. Na cor preta, com os dizeres “White Hat, bug bounty program”, foi emitido pela operadora VISA. O termo white hat (chapéu branco) se refere a boas práticas no mundo da programação para Web. Black Hat, seu oposto, seria o uso de técnicas que tentam manipular alguns sistemas ou mesmo ferem os termos de uso destes.

Ganhador não usou o cartão devido aos impostos poloneses

Um verdadeiro troféu que ele preferiu não usar, porque na Polônia, o uso do cartão envolveria o pagamento de um grande valor em impostos. Desta forma, o Facebook lhe enviou o dinheiro por outros meios e Gruszecki ganhou um item raríssimo que certamente terá orgulho de exibir para seus amigos.

Cartão White Hat poderia ser usado como ingresso em festas VIP do Facebook

O Facebook considera ainda a possibilidade de dar novos usos para seu cartão de crédito. Poderia ser usado, por exemplo, como forma de ingresso em festas VIP da empresa, conforme explicou o diretor de segurança da rede social.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook