Atualizado em: 12 junho 2012

Como explodir uma pilha

Por utilizar a reação de óxido-redução para converter o tipo de energia, as pilhas podem sim explodir e causar danos sérios a quem manuseá-la de maneira inconveniente.
Você Sabia?
Foi Alessandro Volta quem descobriu que se dois metais diferentes entrarem em contato um com o outro, um recebe carga negativa e o outro positiva, a partir desse experimento pode-se constatar e existência da pilha voltaica, em homenagem ao seu inventor.
Explosão de uma pilha

Tome os cuidados necessários para evitar que um pilha exploda perto de você. (Foto: Divulgação)

A pilha tem a função de converter energia química em elétrica, por esse fator alguns acidentes podem ocorrer com quem a manuseia maneira inconsequente, ou se ele não está de acordo com as normas exigidas, você por acaso sabe como explodir um objeto desses?

É comum se ter notícias que pilhas explodiram no momento em que estavam sendo usadas e também quando não estão em funcionamento, isso pode acontecer por vários motivos:

publicidade:
  • Conforme as pilhas vão sendo usadas, no interior delas formam-se bolhas de hidrogênio, o que pode causar explosão;
  • Se as pilhas forem falsificadas;
  • Caso as pilhas não forem recarregáveis e alguém tentar introduzi-las em um carregador;
  • Se o individuo submeter à pilha a altas temperaturas, ou tentar realizar algum experimento que provoque faíscas que entrem em contato ou estejam próximas às pilhas.

Cuidados

O mais recomendável é prestar atenção na marca e na qualidade da pilha que se compra nos estabelecimentos ou até naquelas que vêm nos brinquedos, elas podem não ser confiáveis e causar explosão.

Procure adquirir as mais conhecidas, que a maioria das pessoas compram e ainda se restar dúvidas vá atrás de informação e mantenha você e sua família em segurança. Se um pilha explodir próxima ao corpo de uma pessoa pode ocasionar danos graves.

Marcas recomendáveis

  1.  Panasonic
  2. Duracell
  3. Sony
  4. Rayovac

Observação: Nunca tente explodir uma pilha, praticando essa ação você poderá colocar em risco a sua saúde e a das pessoas que te rodeiam.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook