Atualizado em: 2 maio 2011

Exército dos EUA usará Android

O Departamento de Defesa escolheu o sistema operacional Google Android para rodar um novo dispositivo de comunicações militares que usa o GPS como vetor.

usarmy-smartphone-droidO Tio Sam resolveu usar o sistema operacional Android por tudo o que ele pode fazer. Segundo o blog do exército norte-americano, o Departamento de Defesa escolheu o smartphone Android da Google, para funcionarem como um novo dispositivo de comunicações militar: a plataforma Battle Command Board, ou dispositivo móvel JBC-P.

O governo construiu sua própria infra-estrutura protegida para o JBC-P, chamado ambiente de computação móvel para dispositivos móveis (Mobile / Handheld Computing Environment) ou CE, que assegura que os aplicativos criados para o P-JBC serão seguros e interoperáveis com diferentes sistemas de comando de missão.

publicidade:

Os aplicações que atualmente estão sendo testadas, incluem um GPS para acompanhamento de amigos e inimigos, relatórios de táticas de solo e aplicativos de mensagens para avaliação médica e muito mais. Haverá um pacote básico de aplicativos para o JBC-P, como um catálogo de endereços e Open Office para visualizar documentos.

Em uma rara decisão transparente, o exército americano irá mostrar o kit de desenvolvimento de CE para o público em julho, disse o tenente-coronel Mark Daniels, gerente de produto do JBC-P. Isso deve ajudar a aumentar o número de aplicações no Android Market e revitalizar o interesse dos desenvolvedores da plataforma.

Nenhuma palavra foi dita sobre qual tipo de hardware será usado pelo exército. De acordo com o seu blog, o exército está avaliando protótipos para determinar se deve usar um modelo exclusivo para o governo, ou um modelo comercial com um case ou carcaça reforçada. Se escolher esta última opção, o exército vai ter um monte smartphones Android disponíveis, com dispositivos portáteis maiores e melhores sendo lançados o tempo todo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook