Atualizado em: 27 janeiro 2012

Este ano teremos tablets e smartphones com USB 3.0

A taxa de transferência de dados do padrão em uso neste momento, é 100 megabytes por segundo (MBps), ou aproximadamente 800 megabits por segundo (Mbps)
Conector da interface USB 3.0

Conector da interface USB 3.0

Este é o ano em que veremos chegar aos tablets e smartphones, a interface de alta velocidade USB 3.0. Os novos dispositivos com este tipo de conexão devem fazer sua estreia no mercado no final de 2012.

A nova geração de portas USB 3.0 já está disponível em alguns dispositivos no mercado. Esta é uma nova geração da interface USB, capaz de transmitir dados a uma velocidade, teórica, 10 vezes mais rápida que seu antecessor, o USB 2.0, em uso na maioria dos dispositivos atualmente.

publicidade:

Contudo, para aproveitar o rendimento do USB 3.0, faltavam alguns dos dispositivos mais populares no mercado,  os smartphones e tablets. Felizmente, ainda que com passos de tartaruga, deveremos entrar em 2013 transferindo arquivos muito mais rapidamente.

A informação foi confirmada pelo USB Implementers Forum na feira de tecnologia CES 2012. As portas permitem a transferência rápida de dados entre dispositivos móveis e computadores, alguns dos quais já possuem portas USB 3.0.

Macbook Pro

Macbook Pro

Taxa de transferência 10 vezes mais veloz

A taxa de transferência de dados do padrão em uso neste momento, é 100 megabytes por segundo (MBps), ou aproximadamente 800 megabits por segundo (Mbps). Por sua vez, a velocidade de transferência do USB 3.0 pode chegar aos 5 Gigabits por segundo. “O que demora 15 minutos, demorará 1 minuto e 10 segundos”, disse o chefe de tecnologia da organização, Rahman Ismail.

Bateria carrega mais rapidamente

O USB 3.0 ainda trás consigo a vantagem de acelerar a carga da bateria dos dispositivos móveis, um ponto fraco dos smartphones e tablets.

Sobre a compatibilidade, tal como aconteceu na transição entre as versões anteriores do USB, a nova versão manterá a compatibilidade.

A organização responsável pelo USB, ainda trabalha na redução do tamanho das atuais portas USB 3.0, principalmente em função dos dispositivos portáteis, especialmente os laptops.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook