Atualizado em: 29 abril 2011

Endeavour parte para sua última missão

O ônibus espacial Endeavour parte hoje (29) para sua última missão levando o mais moderno e mais caro espectômetro para capturar partículas de antimatéria.

30endeavour_400Primeiro veio a notícia da aposentadoria da Atlantis, e hoje, o ônibus espacial Endeavour iniciará sua última missão para a Estação Espacial Internacional (ISS) depois de completar 30 anos de vida e ter realizado o considerável número 133 missões espaciais da NASA.

Se não acontecer nada extraordinário (há uma chance de 30% da missão ser adiada pelo mau tempo), o Endeavour vai decolar às 16:47 (horário de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, comandado pelo astronauta Roberto Vittori da Agência Espacial Europeia na missão STS 134, que é especial não só por ser o última do ônibus mais novo da NASA , mas também porque leva o espectrômetro de massa mais caro e complexo de todos construídos até esta data.

publicidade:

O aparelho, batizado com o Espectrômetro Magnético Alfa 02 (AMS-02, ou em sua sigla em Inglês), pesa cerca de 7.000 quilos, custou cerca de 2.000 milhões de dólares e sua construção envolveu cientistas de 16 países. Muito bom, mas o que serve, você deve estar se perguntando. Como um resumo das principais funções, o AMS é capaz de capturar partículas de alta energia das supernovas, buracos negros e outros cantos do cosmo. Há até mesmo a esperança de encontrar uma partícula de antimatéria, o que seria um marco e se consistiria na primeira prova da sua existência, corroborando que de fato o universo é composto principalmente por esse tipo de coisa.

No site da Nasa é possível assistir o lançamento ao vivo. Eu recomendo visitar o endereço da NASA onde você vai encontrar muita informação sobre a última missão do Endeavour.

Fonte: NASA

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook