Atualizado em: 15 julho 2011

Einstein estava certo, mais uma vez!

Uma sonda espacial GP-B da Agência Espacial Americana, confirmou a previsão de Einstein que afirmava que a gravidade é capaz de modificar o tempo e o espaço.

einsteinA força da gravidade dos grandes corpos do universo distorce o tempo e o espaço, disseram alguns cientistas na quarta-feira após uma sonda da NASA confirmar a existência que dois elementos-chave da teoria da relatividade geral de Albert Einstein.

“Einstein sobrevive”, sorriu Francis Everitt, físico da Universidade de Stanford e principal pesquisador do satélite Gravity Probe B (GP-B), um dos mais antigos projetos em andamento da agência espacial dos EUA.

publicidade:

A preparação do experimento de física levou mais de quatro décadas e foi lançado em 2004.

“No universo de Einstein, o tempo e o espaço são distorcidos pela gravidade. A Terra distorce ligeiramente o espaço ao seu redor, devido à sua gravidade”, disse ele, explicando a teoria elaborada pelo físico judeu alemão há cerca de 100 anos, muito antes de existir tecnologia para provar sua tese.

“Imagine que a Terra estivera mergulhada em mel. A medida que o planeta gira, um redemoinho de mel também gira em torno dele. É a mesma coisa com o tempo e espaço”, explicou Everitt.

A sonda “GP-B confirmou duas das previsões mais importantes do Universo de Einstein, com implicações de longo alcance para toda a investigação astrofísica”, disse ele, profetizando que a missão vai deixar um legado duradouro na Terra e no espaço.

O satélite levou quatro giroscópios avançados para medir o efeito geodésico, ou seja, a curvatura do espaço e do tempo em torno de um corpo gravitacional.

É incrível pensar como um único ser humano, praticamente sem recursos tecnológicos, usando apenas o poder da sua mente, conseguiu desenvolver tantas teorias que depois de 100 anos ainda são comemoradas pela ciência através da confirmação factual.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook