Atualizado em: 7 junho 2010

Download JDK

O que é o Java Development Kit (JDK)?

publicidade:

É um conjunto de utilitários que possibilitam a formação de sistemas de software para a plataforma Java. Por sua vez, o JDK é formado por compilador e bibliotecas.

O JDK cria as condições para a operação do Plataforma, que por sua vez, é o nome dado ao ambiente a plataforma da empresa Sun Microsystems.

E é através desta plataforma que se é permitido desenvolver aplicativos que se valham de qualquer uma das linguagens criadas para a plataforma Java.
Salientando que a linguagem padrão é que leva o próprio nome da plataforma: Java.

DIFERENCIAL

Sua grande vantagem é a de não de se limitar a um único sistema operacional ou ainda chamado de hardware, já que seus programas atuam através de uma máquina virtual que pode ser aplicada em qualquer sistema que suporte a linguagem C++.

O Java possui um leque de conjunto de tecnologias, composto por três plataformas principais que foram criadas para segmentos específicos de aplicações:

E cada uma destas tecnologias atua como uma porção distinta de todo o ambiente de desenvolvimento e execução de software.

Com isso, os usuários praticamente interagem com a máquina virtual Java (Java Virtual Machine, ou JVM) e com um outro conjunto padrão de bibliotecas de classe.

Para se utilizar um aplicativo Java, até mesmo o applets implícitas nas páginas web deste aplicativo, ou ainda em desktops, aplicativos em aparelhos celulares e em servidores de aplicações para Internet.

DOWNLOAD

Para instalar o Java no Windows é bom ir o site da Sun Microsystems, o qual tem um menu disponível para se fazer downloads. Se for Java SE, será redirecionado para uma página com uma lista de downloads, que provavelmente o primeiro item desta lista será a versão mais atual para a instalação.

No caso do Java JDK se pedirá para informar a plataforma utilizada, clique em “Continue” e faça o download do arquivo java_ee_sdk-5_08-jdk-6u18-windows-ml.exe.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook