Atualizado em: 6 janeiro 2011

Disco Blu-ray

Blu-ray é um sucessor do DVD e capaz de armazenar filmes até 4 horas sem perder nada. É um formato de disco da nova geração de 12 cm de diâmetro para vídeo high definition e armazenamento de dados de alta densidade. Para desfrutar dessa tecnologia, é preciso ter uma TV full HD de LCD, plasma ou LED, para que todo seu potencial seja explorado.

publicidade:

A capacidade do Blu-ray varia de 25 a 50 Gigas. Faz uso de um laser que permite gravar mais informações que um DVD e um CD, num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores. Chama-se Blu-ray, pois o laser é da cor azul, traduzindo Blu-ray fica “raio azul”.

O disco Blu-ray foi criada pela Sony e Panasonic e tem apoio exclusivo da Warner Bros, MGM, Fox e Columbia Pictures.Suporta os formatos de compressão MPEG-2, MPEG-4 e VC-1 com uma velocidade de transferência de 36 megabits.Também existe o formato Blu-ray RE, que é o formato regravável, ou seja, você não perde a mídia se uma vez for gravada de modo errado.

Atualmente, já existem outros discos Blu-ray com capacidades de 500 GB, com ainda mais camadas, para suportar ainda mais dados e suportar mais horas de vídeo. Não satisfeita com os 500 GB, a Hi-Tech Entertainment Company Pionner, declarou que está desenvolvendo um disco de Blu-Ray com a capacidade de 1 Terabyte.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook