Atualizado em: 18 abril 2013

Como conquistar um investidor para uma startup

Conheça as melhores dicas para você conseguir atrair os investidores com sua ideia de Start-Up e ter este momento ideal para você ter uma ótima visão.
Você Sabia?
Um dos setores que tem crescido é o do e-commerce, que no Brasil deve registrar crescimento de 35% em relação ao ano de 2012 segundo o Instituto de Desenvolvimento do Varejo.
Você tem que ser preciso, para saber como conquistar um investidor para um startup e construir um grande négocio. (Reprodução)

Você tem que ser preciso, para saber como conquistar um investidor para um startup e construir um grande négocio. (Reprodução)

Imagine um grupo de pessoas, com uma ideia de negocio que pode gerar muito lucro. Esse grupo decide, então, criar uma empresa, e colocar suas ideias em ação. Ok, o STATUP está lançado! Mas, para que o projeto continue em andamento, é necessário que haja um investidor (ou alguns investidores).

Mas como fazer com que os investidores se interessem pela sua ideia, acreditem na sua empresa e, enfim, invistam no seu “sonho”?! É, não basta simplesmente dizer “eu tenho um sonho” ou “eu acredito”. É necessário ter argumentos sólidos, que façam com que o investidor ou os investidores acredite que este sonho possa se tornar realidade.

publicidade:

Inovação e Preparo!

Antes de mais nada, é preciso passar credibilidade. Deixe transparecer o quanto você confia no seu projeto, o quanto acredita que ele dará certo. Mostre que você, e a sua equipe, estão mais do que engajados. Demonstre conhecimento sobre o assunto, e propriedade sobre o que fala. É de suma importância que o investidor entenda que, além de ser um sonho, o projeto é possível de realização. As ideias podem até voar alto, mas os pés devem manter-se no chão a todo instante. É necessário que ele (eles) entenda que o projeto irá ser revolucionário, mas palpável.

Outro fator muito importante é a capacitação do time. Um investidor não entregará o seu “ouro” a qualquer equipe. Ele tem mais uma vez que confiar em você, e no seu time. Estude, leia, converse, se intere sobre o assunto. Seja o melhor no que faz! É importante que se faça uma apresentação sucinta, em um primeiro momento, com os pontos principais do seu startup.

Plano de Negócios

Mas, além disso, é extremamente importante que se tenha um Plano de Negócios. É ai, no plano de negócios, que você mostrará ao seu investidor como será a sua startup. Quais serão os seus pontos fortes e fracos, o que trará de inovador, quais os seus serviços, produtos, planos e metas.

É justamente no Plano de Negócios que você poderá provar, por A mais B qual será o retorno esperado, e quando ele virá. E, por fim, não se esqueça, também, de fazer Pesquisa de Mercado. Ela terá muita validade na hora de se criar o Plano de Negócios. Com ela, você terá opiniões sobre o seu projeto, além de conhecer quais os seus principais concorrentes, bem como seus pontos fortes e fracos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook