Atualizado em: 30 setembro 2011

Cientistas descobrem como o cérebro move as articulações

Um estudo publicado na revista "Nature" diz que alguns neurônios que respondem quase que imediatamente são responsáveis ​​pelo controle da grande quantidade de movimentos gerados pelos membros superiores.
neuronios

Neuronios (Foto: Internet)

Um estudo feito em seres humanos e macacos identificou alguns neurônios que reagem entre si quase instantaneamente, como responsáveis por controlar o movimento produzido pelas articulações, de acordo com um artigo publicado na revista científica “Nature”.

O estudo mostra que em animais com múltiplas articulações, como os mamíferos, um dos problemas mais complexos para os cientistas é determinar como interpretar corretamente todos os impulsos sensoriais que produzem um grande número de combinações de movimentos gerados nas extremidades dos animais.

Até agora só haviam sido feitas pesquisas que demonstravam que a produção de movimentos rápidos, involuntários, envolve um grau de sofisticação neuronal maior que os movimentos voluntários.

O professor Stephen Scott, da Universidade de Queen, no Canadá, demonstra com esta nova pesquisa que, tanto macacos quanto humanos, movem os ombros e cotovelos, gerando comandos motores que produzem respostas em cerca de 50 milissegundos, que é um tempo 500 vezes menor que 1 segundo. Esse processo complexo ocorre no córtex motor primário de macacos.

Os cientistas usaram estimulação magnética transcraniana, com a qual estabeleceram qual é a causa pela qual o córtex motor primário gera quase que instantaneamente o movimento das articulações (neste caso, cotovelos e ombros) durante a geração de reflexos humanos.

A pesquisa é especialmente importante para o desenvolvimento de novas próteses para substituir membros superiores amputados .

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook