Atualizado em: 15 julho 2011

Cientistas criam microscópio mais poderoso do mundo

Cientistas criam microscópio mais poderoso do mundoPesquisadores do Reino Unido desenvolveram o microscópio mais poderoso do mundo, que usa esferas de vidro para conseguir a maior resolução óptica já atingida até agora por um desses dispositivos de aumento.

O microscópio permite um olhar detalhada em até 50 bilionésimos de metro para mostrar um mapa “nanoscópico” do mundo nunca visto antes.

publicidade:

Anteriormente, o microscópio óptico comum só poderia ver itens com cerca de um micrômetro – 0,001 milímetros – de forma clara.

Os microscópios já existentes, que têm a capacidade de analisar questões minúsculas (microscópios de elétrons),só podem ver a superfície de uma célula em vez de examinar a sua estrutura e não há uma ferramenta para ver um vírus vivo visualmente.

Mas agora, pela combinação de um microscópio óptico com uma microesfera transparente, apelidado de “Nanoscope microsphere”, os pesquisadores da Manchester podem ver ítens 20 vezes menores – 50 nanômetros (5 x 10, 8m) – sob a luz normal. Isso está além do limite teórico de microscopia óptica.

Os gerentes de projeto garantiram que uma das áreas onde o novo microscópio pode ser mais importante na observação de células, permitindo ainda ver vírus individualmente.

A técnica que usa o dispositivo, e foi relatada na revista Nature Communications, baseia-se na captura do “ondas evanescentes” emitidas muito perto do objeto e que geralmente se perdem.

A novidade é que as esferas de vidro recolhem esta luz e a redirecionam para um microscópio padrão, permitindo que os pesquisadores vejam com seus próprios olhos um nível de detalhe até então disponível apenas por meio de métodos indiretos, tais como microscopia de força atómica ou microscopia eletrônica de varredura.

Via The Independent e Manchester University

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook