Atualizado em: 25 fevereiro 2012

China quer reduzir o uso de carvão

"Chegou o momento de integrar a indústria", disse a agência oficial Xinhua Zhonghu Wu, se fazendo porta-voz do Centro de Pesquisa de Energia da China.
Você Sabia?
O carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível, de cor preta ou marrom, que ocorre em estratos chamados camadas de carvão. As formas mais duras, como o antracito, podem ser consideradas rochas metamórficas devido à posterior exposição a temperatura e pressão elevadas.

Produção de carvão na ChinaA China vai controlar o uso de carvão em 2012 para chegar em 2015 usando 4 bilhões de toneladas deste recurso, avançando desta forma em direção ao objetivo de fazer uso 15% de energia limpa no consumo total do país até 2020, disse hoje Liu Tienan, diretor da Administração Nacional de Energia do país asiático.

Falando em uma conferência nacional de energia, Liu estimulou esforços no sentido de assegurar um mercado estável para o carvão, aumentar a eficiência, elevar a cadeia de valor, fortalecer a segurança nas minas e aprofundar a cooperação internacional. Atualmente, o carvão é a principal fonte de geração de energia na China, respondendo por 80 por cento do total.

publicidade:

De acordo com o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, a produção de carvão aumentou 8,7 por cento no ano, atingindo 3.520 toneladas em 2011.

O mesmo ministério disse que o seu objetivo é reduzir até 2020, o custo por quilowatt-hora de geração de energia nacional e expandir o mercado interno para melhor desenvolver a indústria fotovoltaica e o incremento da produção de painéis solares.

China dá sinais de preocupação com meio ambiente

“Chegou o momento de integrar a indústria”, disse a agência oficial Xinhua Zhonghu Wu, se fazendo porta-voz do Centro de Pesquisa de Energia da China.

“A indústria solar tem um futuro brilhante, mas há obstáculos como altos custos, encolhimento dos mercados estrangeiros e à falta de leis e regulamentos para a supervisão”, acrescentou.

De acordo com Wu, muitas pequenas empresas da China começaram a fabricar painéis solares para o mercado interno, porque seus padrões de qualidade não servem para exportação, de forma que são usados no próprio país, principalmente em centros urbanos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook