Atualizado em: 9 maio 2011

Celulares recarregados pela voz

Esta é uma invenção que não faria mal a fim de evitar os problemas de ficar sem bateria e competirá com outros desenvolvimentos, tais como dispositivos que se carregam com a batida do coração ou a patente da Nokia para baterias recarregadas pelo movimento.

Claro que você já deve ter observado a inexplicável mania que algumas pessoas tem de gritar ao telefone, sem se importar com quem está ao seu redor. Bem, o que alguns poderiam chamar de defeito horrível, pode tornar-se no futuro, um mecanismo eficaz para evitar ficar sem bateria no celular, de acordo com pesquisa conduzida por cientistas do Instituto de Nanotecnologia da Universidade de Sungkyunkan, em Seul, que estão desenvolvendo um sistema que recarrega as baterias de telefones celulares, convertendo o som em eletricidade.

Esta tecnologia utiliza um pequenos fios de óxido de zinco intercalados entre dois eletrodos. Uma pequena almofada colocada sobre eles, vibra devido ao impacto das ondas sonoras, fazendo com que os filamentos de óxido de zinco estiquem e comprimam várias vezes, gerando uma corrente elétrica.

publicidade:

Naturalmente, esta tecnologia está ainda em sua infância e deve ser aperfeiçoada para a implementação de forma financeiramente viável. O único protótipo criado até agora, conseguiu gerar 50 mV a partir de um ruído acima de 100 decibéis, ou seja, só funciona ao lado de uma avenida movimentada, de uma britadeira em funcionamento, ou dentro do baile funk.

Obviamente, isso não é suficiente para carregar a bateria do celular, mas a equipe de cientistas liderada pelo Dr. Sang-Woo Kim espera que, alterando o material de que são feitos de filamentos, seja possível produzir mais energia com uma intensidade menor ruído. Espero que sussuros já sejam suficientes, ou vamos sofrer aqui no Brasil.

Fonte: The Telegraph

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook