Atualizado em: 15 julho 2011

Carros elétricos já tem autonomia de 300Km

Uma pequena empresa japonesa chamada SIM-Drive, criada por um pesquisador especialista em carros elétricos, conseguiu desenvolver um veículo com autonomia de 300Km

Carros elétricos já tem autonomia de 300KmOs países que não tem compromisso com a perversa indústria do petróleo, a não ser uma secular dependência da qual desejam se livrar, investem cada vez mais em tecnologias alternativas ao combustível fóssil. É o caso do Japão que acaba de dobrar a autonomia do veículo elétrico Leaf construído pela Nissan.

A pequena empresa japonesa SIM-Drive, criada por um pesquisador especialista em carros elétricos, apresentou um novo modelo de carro que pode viajar 300 milhas sem recarregar suas baterias.

publicidade:

A companhia do professor Hiroshi Shimizu, que espera conseguir colocar o veículo no mercado em 2013, relata que estes resultados se devem à eficácia da motorização das rodas e um chassis muito leve.

Durante os testes, o protótipo percorreu 333 km sem recarga da bateria.

Este carro é o resultado de um projeto conjunto de 34 empresas, incluindo fabricantes como Mitsubishi Motors e Isuzu Motors, a companhia elétrica Tokyo Electric Power (TEPCO) e o grupo de maquinário pesado IHI. Seus criadores esperam vender a plataforma para fabricantes que passariam a produzí-lo em série para as massas.

A SIM-Drive já começou a trabalhar em um outro protótipo com vários parceiros, entre os quais figuram a francesa PSA Peugeot Citroën e do designer de software de simulação Dassault Systèmes, de acordo com um responsável pela empresa nipônica.

Vários grupos do setor, com a japonesa Nissan na liderança, apostaram que os carros elétricos são o modelo do futuro. A Nissan comercializa desde o ano passado o Leaf, um pequeno veículo cuja autonomia, teoricamente, é de 160Km. Esta distância é suficiente para pequenas distâncias, porém muitos clientes em potencial adiam a compra por causa dos pontos escassos pontos de recarga.

A adoção em massa de veículos elétricos está sendo prejudicada pelo elevado custo das baterias, porém há pesquisas para construir carros movidos a urina, por mais estranho que isso possa parecer.

Fonte: Press Release SIM Drive

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook