Atualizado em: 11 janeiro 2011

Canhão Laser - Nova arma contra piratas

Já há alguns anos que tomamos conhecimento de notícias sobre invasão de embarcações na costa da África. Milhões de dólares tem sido perdidos tanto como fruto do roubo, como pelo fato da embarcação ficar estacionada, além da mobilização de forças de segurança, etc.

publicidade:

No ano de 2010 foram registrados 430 ataques piratas no planeta, 5,6% mais do que o ano anterior, porém já há uma arma a disposição!

Uma empresa chamada BAE Systems desenvolveu um laser que servirá de arma contra os piratas. O dispositivo não é letal, como já imaginamos alguns de nós, mas emitirá um raio que cegará temporariamente os piratas além de fazê-los saber que a embarcação já percebeu sua presença e está preparada para retaliação.

Os efeitos da cegueira não são permanentes, uma vez que o dispositivo tem sistemas inteligentes que se ajustam em função da distância e condições atmosféricas.

Segunda a empresa, olhar para um laser a 1,5 Km de distância equivale a olhar diretamente par o Sol. Usar óculos escuros não adianta, pois estes só fazem aumentar ainda mais os efeitos da luz. Tal como foi construído, o raio tem largura de aproximadamente 1 metro, suficiente para atingir as embarcações dos piratas, normalmente barcos infláveis de 6 metros.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook