Atualizado em: 3 setembro 2011

Bicicleta controlada pela mente

Uma empresa norte-americana fabricante de bicicletas, em conjunto com a Toyota, conseguiu criar uma bicicleta que troca de marchas com o "poder da mente".

Bicicleta controlada pela mente

Este modelo de bicicleta com design futurista é um dos inventos mais inovadores de que eu tomei conhecimento. Esta invenção é uma realização da empresa de bicicletas norte-americana Parlee, que trabalhou em conjunto com a fabricante de automóveis Toyota, criando esta bicicleta onde é possível mudar de marcha sem a necessidade de movimento físico, apenas com o controle da mente.

publicidade:

Todos os dias vemos em muitas lojas os diversos modelos de bicicletas que estão cada vez mais adaptados às necessidades e conforto das pessoas. Elas são, por exemplo, feitas de materiais mais leves e foram testadas em “túneis de vento” para se conseguir a melhor aerodinâmica possível.

Bicicleta controlada pela mente

Os criadores do projeto o definiram desta forma: “Sempre que criamos algo novo, é possível fazer algo diferente. O objeto pode ser desenhado de uma forma realista ou você pode se aventurar no reino do desconhecido com a esperança de fazer algo melhor do que havia antes”.

O design deste modelo começou a ser criado no mês de abril, e com os primeiros esboços, os idealizadores foram capazes de realizar um teste com sucesso total, onde usaram um simples aplicativo para iPhone que enviava os comandos de mudança para a alavanca de câmbio.

Bicicleta controlada pela mente

Na primeira fase, essas alterações eram feitas pressionando alguns botões na tela, mas depois, como você pode ver no vídeo, o processo passou a realizado apenas com a “força da mente”.

Este aplicativo utiliza uma série de neurosensores conectados ao ciclista, que capta a atividade cerebral que o mesmo produz para “subir” ou “descer” as marchas. Uma vez que essas ordens mentais são registradas, é aplicando um algoritmo que interpreta e realiza a mencionada tarefa.

Veja o vídeo da bicicleta controlada pela mente

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook