Atualizado em: 17 maio 2011

Apple quer cartões SIM ainda menores

A Apple quer cartões SIM ainda menores para conseguir criar smartphones ainda mais finos. Com isso o já diminuto MicroSim seria reduzido ainda mais.

microsimA Apple popularizou e expandiu o uso da MicroSim, uns cartões SIM (chips de celular) de tamanho reduzido, com o lançamento do iPad e do iPhone 4. Com o MicroSim se consegue o mesmo que seus irmãos maiores, porém ocupando muito menos espaço. No entanto, parece que a redução das dimensões ainda foi suficiente para a Apple, que propôs à ETSI (órgão que cuida dos padrões europeus de Telecomicações) um novo padrão para cartões SIM, ainda menor do que os usados ​​atualmente. Com efeito, há uma grande probabilidade do novo padrão se expalhar pelo mundo caso venha a ser aprovado.

Este cartão foi desenvolvido com a colaboração de um grupo de operadoras de telefonia móvel. O objetivo é que, com cartões ainda menores, se consiga criar aparelhos cada vez mais finos em relação aos vistos hoje. Parece incrível, mas um cartão MicroSim pode ser um desafio para o design da placa-mãe de um dispositivo tão potente e compacto como o iPhone.

publicidade:

Esta história remete a outra que foi publicada no final de outubro do ano passado, que sugere que a Apple está planejando integrar (e, portanto, bloquear) o cartão SIM dentro do telefone. Isto resultaria em um maior controle da Apple sobre o iPhone, coisa que as operadoras não deverão gostar considerando o pouco controle que tem em comparação com outros dispositivos. Este cartão SIM pode significar que as operadoras pressionaram a Apple, e esta teve que aceitar um cartão SIM fora dos padrões.

Segundo a Reuters, este novo tipo de cartão SIM pode ser revelado no próximo ano com os futuros modelos do iPhone e do iPad.

Fonte: Reuters

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook