Atualizado em: 25 abril 2011

Apple e Google capturam dados de usuários

Após polêmica descoberta do dispositivo de rastreamento dos usuários de iPhone e iPad, também veio a tona a presença de sistema semelhante em aparelhos Android.

foto-filme-de-espionagemO iPhone da Apple e o sistema operacional móvel Android da Google Inc., recolhem dados de seus usuários usando sistemas de tecnologia de localização, disse o Wall Street Journal.

Os telefones transmitem regularmente os dados para a Apple e para a Google, enquanto ambas as empresas criam bancos de dados que poderiam ajudar a explorar um mercado de serviços baseados em localização, segundo o jornal, citando dados e documentos que foram analisados.

publicidade:

O jornal cita uma investigação feita por um analista de segurança, Samy Kamkar, que sustenta que o HTC Android envia informação várias vezes, uma hora após a coleta de dados, em poucos segundos.

A investigação de Kamlar foi produzida após um artigo do jornal britânico “The Guardian”, segundo o qual o iPhone e o iPad, da Apple, possuem um polêmico sistema de rastreamento da localização dos usuários que retransmite esses dados consolidados de forma regular para a empresa da maça mordida.  Um dos descobridores desta característica dos dispositivos da Apple, revela que seu seu iPhone havia registrado quase 220 mil pontos de localização de seus movimentos.

Edward J. Markey, congressista norte-americano exigiu formalmente que a Apple se posicione sobre a descoberta até 12 de Maio. Google e Apple não se colocaram disponíveis para comentar ou fornecerem explicações.

Os telefones também enviam informações sobre redes e internet sem fio na área, disse o jornal. O iPhone transmite dados sobre a localização do usuário e as redes WiFi-que usa se a cada 12 horas, disse o jornal.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook