Atualizado em: 9 maio 2011

Apple, a marca mais valiosa do mundo

Pela primeira vez, a Apple consegue ultrapassar a Google no ranking da BrandZ e passou a ser considerada a empresa mais valiosa do mundo.

 

Apple supera a GoogleAgora é oficial. De acordo com o índice BrandZ de 2011, a Apple se tornou a maior marca do mundo, superando a Google. A empresa de Cupertino ultrapassou a gigante de Redmond como empresa mais valiosa do globo, com um valor estimado em mais de 153 bilhões de dólares.

Durante os últimos quatro anos, a Google havia dominado este ranking que elege as 100 empresas mais valorizadas, mas o sucesso do iPad e do iPhone, aumentaram o valor da Apple no ano passado até superar a Google, conforme relatado pela “Financial Times”.

publicidade:

Isso porque a Apple aumentou o valor de sua marca em 137 bilhões de dólares a partir de 2006, ano em que nasceu esta classificação (BrandZ), e que representa um incrível aumento de 859% em apenas cinco anos.

A melhora na avaliação da marca é semelhante à da capitalização de mercado da Apple. Hoje, é quase cinco vezes maior que o registrado em 2006, atingindo 319,4 bilhões de dólares. As ações da Google, entretanto, alcançaram 182,4 bilhões de dólares.

O índice BrandZ calcula o valor da marca baseado em uma série de fatores, incluindo uma estimativa da contribuição das receitas de marca, valorização dos ativos intangíveis, a percepção do cliente e uma estimativa de crescimento potencial.

Peter Walshe, diretor da BrandZ, a lista compilada pela Millward Brown, que pertence à empresa lídem em publicidade, WPP, explicou que o sucesso da Apple é baseado no fato de que seus produtos não são apenas apreciados pelos consumidores, mas também são um grande sucesso entre as empresas. “Há evidências de que, se um funcionário tiver a opção de escolher entre dois empregos semelhantes, ele optará pelo que lhe oferecer um iPad”, diz Walshe.

A lista BrandZ é dominada por empresas de tecnologia, com seis delas entre os 10 primeiros lugares: Apple, Google, IBM, Microsoft, AT&T e China Mobile estão no topo atualmente.

A mudança de posições me parece sempre boa para o consumidor, pois a concorrência tende a estimular a criação de novas tecnologias e o barateamento dos preços.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook