Atualizado em: 25 abril 2011

Aplicação para iPhone alerta para terremotos

Quando o alarme dispara, o telefone mostra uma janela indicando que em cerca de 10 segundos ocorrerá um terremoto de uma certa intensidade.

iphone-earthquake-alertEm uma cena que se tornou muito familiar, em Tóquio, um trem de metrô lotado para de repente. Em todo o carro, celulares começam a tocar.

O som é um alerta de emergência para terremoto de um aplicativo para o iPhone, que permite que os usuários saibam quando ocorrerá um iminente terremoto, onde é o epicentro e quão forte ele é.

publicidade:

Muitas vezes, o tremor chega segundos depois o telefone toca.

Após o devastador terremoto e tsunami de 11 de março, em que 28.000 pessoas morreram ou desapareceram, centenas de tremores menores (réplicas) de várias intensidades, ter acontecido o Japão.

O aplicativo, chamado Yure Kuru , ou “terremoto chegando” é obra da RC Solution, uma empresa de Tóquio, especializada na prestação de serviços de informação relacionados com os desastres como a emissão de avisos ou serviços para permitir aos usuários confirmarem se os amigos ou parentes são seguros.

“O alerta de emergência de terremoto começou há vários anos, mas o equipamento de recepção era muito caro”, disse Akira Kuriyama, presidente do RC de Soluções.

“Nos perguntamos se não seria mais barato e simples, nós oferecermos este serviço em smartphones”, disse ele.

O pedido é baseado na tecnologia desenvolvida pelos japoneses da Agência Meteorológica do país, e está disponível desde novembro de 2010.

Quando o alarme dispara, o telefone mostra uma janela indicando que em cerca de 10 segundos ocorrerá um terremoto de uma certa intensidade.

Os usuários podem escolher o quanto o telefone toca.

Antes de 11 de março, havia 100 mil usuários do programa, disse Kuriyama.

Mas agora há pelo menos 1,5 milhões e a empresa já parou de contar.

A aplicação tem um peixe gato como imagem, que segundo uma crença do folclore japonês, avisa dos terremotos.

“Estamos muito satisfeitos de ser úteis”, disse Kuriyama.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook