Atualizado em: 27 janeiro 2012

Aniversário de 5 anos do iPhone

O primeiro iPhone a ser vendido tinha acesso à redes sem fio (Wi-Fi), de modo que a velocidade de acesso à Internet que não era tão rápida como hoje
O primeiro iPhone

O primeiro iPhone

Em 09 de janeiro de 2007, Steve Jobs subiu ao palco na conferência Macworld com o objetivo de apresentar um produto revolucionário. Naquele dia, a Apple lançou o primeiro iPhone, um smartphone que há cinco anos tem liderado a inovação e servido como referência para a indústria de telefonia móvel.

Há exatamente cinco anos, o primeiro iPhone foi apresentado na Macworld Conference & Expo 2007. Steve Jobs agradeceu a uma plateia que explodiu em aplausos e assobios a cada pausa. Com sua característica singular, o co-fundador da empresa apresentou o que chamou de “um produto revolucionário”.

publicidade:
iPhone 3G

iPhone 3G

Desde aquela data foram colocadas à venda cinco versões do iPhone que já venderam milhões de unidades em todo o mundo. As diferenças técnicas entre a última versão, apresentada em outubro passado, e os primeiros, são gigantescas.

iPhone mudou o mercado de smartphones

iPhone 3GS

iPhone 3GS

Mas não é só a Apple que tem feito progressos no desenvolvimento do seu smartphone. O iPhone levou a inovação ao mercado de telefonia móvel global e continua a servir como referência para outros fabricantes.

Steve Jobs apresentou o iPhone como um aparelho que iria quebrar paradigmas. Um dos aspectos enfatizado foi que o novo produto era a fusão de três tipos de aparelhos: um leitor de música (iPod), telefone celular e um dispositivo com acesso à Internet. O que parece comum nos dias atuais, foi uma proposta inovadora há cinco anos.

O primeiro iPhone a ser vendido tinha acesso à redes sem fio (Wi-Fi), de modo que a velocidade de acesso à Internet que não era tão rápida como hoje através das conexões disponíveis naquela época, se tornava aceitável.

Tecnologias inovadoras

742px-IPhone_4_in_hand

Depois de analisar as queixas dos consumidores, observando em especial o desconforto do teclado, Steve Jobs revelou outro dos aspectos mais inovadores do iPhone: a tecnologia multitouch. O smartphone da Apple contava com uma tela que reconhece os movimentos com precisão. Além disso, não precisava de uma caneta stylus.

Apple lucra bilhões e segue líder de mercado

iPhone 4S

iPhone 4S

Cinco anos depois, a Apple lucra bilhões a cada trimestre com seu smartphone. Posteriormente, a empresa abriu um novo mercado com o lançamento do iPad, e durante 2012 o iPhone deve chegar a sua sexta versão, que deverá chamar-se iPhone 5. A expectativa em torno deste futuro lançamento é enorme e a Apple, por enquanto, segue líder, com a Samsung vindo a conquistar uma fatia cada vez maior de mercado.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook