Atualizado em: 15 julho 2011

Alaska Airlines usa manuais de voo em iPads

Depois de anos usando pesados manuais que podem chegar a 22Kg, os pilotos de aeronaves da Alaska Airlines agora podem contar com iPads para este fim.

alaska-airlinesA companhia aérea Alaska Airlines decidiu substituir os tradicionais manuais de voo por versões em formato eletrônico que os pilotos poderão consultar em iPads e que ajudarão a reduzir o peso a bordo das aeronaves.

“Como parte de um esforço contínuo para usar a tecnologia visando aumentar a segurança de voo, aumentar a eficiência e proteger o meio ambiente, a Alaska Airlines oferecerá iPads aos seus pilotos”, anunciou hoje a empresa em um comunicado.

publicidade:

Este dispositivo que pesa 600 gramas, substituirá mais de 11 kg, que representam os 41 manuais e documentos que se exige que os pilotos carreguem em todos os voos, enquanto o seu formato eletrônico irá permitir fazer pesquisas mais rápidas nos textos, o que pode ser útil em situações de emergência.

Além disso, “atualizar esses materiais de referência pode agora ser feito com um único clique na tela do iPad, ao invés do antigo e trabalhoso processo  de substituição das folhas”, disse a companhia, que já testou esta iniciativa entre alguns profissionais e espera ter distribuído os dispositivos da Apple para todos os seus pilotos até meados de junho.

A companhia também está considerando substituir a navegação por mapas físicos por versões eletrônicas para iPad e assegura que ambas as iniciativas podem eliminar um grande consumo de papel e reduzir doenças musculares dos pilotos por terem que carregar diariamente um material que pode superar os 22 quilogramas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook