Atualizado em: 7 outubro 2011

3M inventa painéis solares transparentes

Novos painéis solares transparentes são adesivos e projetados para serem instalados facilmente por pessoas comuns. A empresa ainda não divulgou a data de lançamento.
Painéis solares transparentes da 3M

Painéis solares transparentes da 3M

Os painéis solares tem sido objeto das mais variadas pesquisas que visam aumentar sua eficiência, mas se há algo que até agora não foi levado em consideração, é sua estética.

Com isto em mente, a companhia 3M criou a maneira perfeita para energizar a sua casa sem deixar a elegância de lado. O resultado são painéis solares transparentes e adesivos que são aplicados às grandes janelas e funcionam gerando energia de forma quase imperceptível, preservando o design.

publicidade:

O negro opaco com sua variedade de linhas prateadas ou brancas dos painéis tradicionais, geralmente não se constituem no design mais atraente de todos, e muitas pessoas, mesmo atraídas pela tecnologia, não os usam em suas casas por vergonha da aparência dos painéis solares.

Em tempos onde Steve Jobs se torna a maior inspiração da nossa época, a 3M, uma empresa dedicada à criação de adesivos de plástico, enxergou um nicho para uma grande invenção: painéis solares transparentes adesivos que se fixam em janelas.

A intenção dos criadores é que os painéis solares tranparentes sejam algo facilmente acessível e não necessite de manutenção pesada ou instalações caras. Nas palavras de Yasuhiro Aoyagi, gerente sênior encarregado deste setor na 3M, “a pessoa comum poderia ir até a loja, comprar alguns destes e depois levá-los para instalar por conta própria”.

A película solar produzida pela 3M tem cerca de 8 centímetros de espessura e pode gerar cerca de 5 volts a 7 watts em condições ideais, mas também pode trabalhar com menos radiação solar direta do que os painéis tradicionais, porque goza de mais eficiência energética.

Claro que, como em todos os aspectos da vida, a luta pela estética vem com sacrifícios. Os painéis solares transparentes produzem apenas 20% do que é gerado por um painel solar de silício tradicional, mas também é verdade que só custará metade do que custam aqueles.

A data de lançamento do produto não foi divulgada pela 3M, mas é muitíssimo provável que haja muitos clientes interessados na tecnologia.

Fonte: PC World


Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook