Site Ficha Limpa – www.fichalimpa.org.br

Ano de eleições no nosso país e de muitas indecisões também.

Muita gente se candidatando e nós leitores ficamos confusos e perdidos na hora de escolhermos um candidato principalmente quando tentamos saber se é um candidato confiável ou não.

Por isso foi criado o site Ficha Limpa com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país.

Idealizado pelo Instituto Ethos, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Articulação a Corrupção e Impunidade (Abracci) criaram um site para que os candidatos “fichas limpas” comprovem suas situações voluntariamente.

O site Ficha Limpa, já está em funcionamento, mas por enquanto, não há registro de nenhum candidato.

Porém alguns candidatos já começaram a enviar seus documentos, que passarão por análise jurídica antes de entrar no site.

As informações dos candidatos cadastrados estarão disponíveis para acesso de qualquer internauta.

O site aceita cadastramento de candidatos que disputam todos os cargos dessa eleição, exceto deputado estadual.

O site Ficha Limpa apresenta um cadastro voluntário de candidatos que atendem à Lei Ficha Limpa e se comprometem com a transparência de sua campanha eleitoral.

Isso significa que, além de estarem se posicionando de acordo com a lei, apresentam o compromisso da transparência através da prestação de contas de sua campanha eleitoral, informando semanalmente a origem dos recursos obtidos e os gastos efetivados. Somente após a avaliação da documentação, o candidato é autorizado (ou não) a figurar na lista.

Como consultar:

Os eleitores podem consultar o cadastro de diferentes formas: por Estado, partido, nome/ número do candidato, cargo eletivo, gênero, idade, cor e etnia.

Portanto, você pode verificar se o seu candidato está no site ou não, ou pode também procurar, por exemplo, candidatos a deputado federal no seu Estado.

O cadastro está aberto para candidatos aos seguintes cargos eletivos:

– Presidente da República;

– Senador;

– Deputado Federal;

– Governador.

Este é mais um instrumento para que possamos votar com maior tranqüilidade, informação e transparência.

Tomara que muitos candidatos se submetam ao site e se mostrem!