Atualizado em: 5 outubro 2010

Site Braskem – www.braskem.com.br

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas.

publicidade:

Com 29 indústrias distribuídas pelo Brasil e Estados Unidos, a empresa produz anualmente mais de 15 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.

A maioria das pessoas provavelmente não se dá conta da presença da Braskem em suas vidas.

Mas basta uma olhada em casa, no carro ou no escritório para perceber objetos de plástico muitos deles feitos com resinas produzidas pela Braskem que são fundamentais para o conforto diário e a praticidade da vida moderna.

Artigos como escovas de cabelos ou dentes, mamadeiras, utensílios domésticos, mochilas, embalagens, componentes automotivos, peças de computador, sacolas, fios, cabos, esquadrias de janelas, entre outros, são feitos de resinas termoplásticas tais como polietileno, polipropileno e PVC, que constituem o foco dos negócios da empresa.

A Braskem é a maior petroquímica das Américas e terceira maior produtora de polipropileno do mundo, e tem como bases de sua estratégia a competitividade e a autonomia tecnológica, alinhadas com o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável.

O que são resinas termoplásticas?

As resinas termoplásticas da Braskem, como o polietileno, o polipropileno e o PVC, têm sua origem no petróleo.

São chamadas de termoplásticas porque amolecem quando aquecidas, permitindo que sejam fundidas e moldadas inúmeras vezes.

Depois que o petróleo é extraído, passa por um processo de refino que produz uma série de subprodutos, como a gasolina, diesel, gás e nafta.

A nafta é a principal matéria-prima da cadeia produtiva da petroquímica e do plástico no Brasil, seguida do gás natural.

A nafta passa inicialmente por um processo chamado craqueamento, que resulta nos petroquímicos básicos, tais como eteno, propeno e aromáticos.

Esse ciclo de produção é conhecido como a primeira geração da cadeia petroquímica.

Os petroquímicos básicos como o eteno e o propeno, por sua vez, são os elementos principais para a produção das resinas, que fazem parte da segunda geração da cadeia.

As resinas são, em geral, pequenos grânulos.

Porém, algumas têm a forma de pó.

Elas servem para as empresas transformadoras de plástico (terceira geração) fabricar embalagens, brinquedos, componentes automotivos, utilidades domésticas, peças para a indústria eletroeletrônica e para a construção civil, dentre uma infinidade de outras aplicações.

Para você conhecer mais da Braskem acesse o site, pois nele você encontrará muita coisa interessante inclusive programas de emprego.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook