Atualizado em: 22 maio 2013

Reclamações no Reclame aqui: Como fazer e acompanhar

Reclame Aqui é um dos maiores sites brasileiros de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços.
Você Sabia?
Que foi o empresário Marcus Vargas que teve a ideia de criar uma ferramenta na qual as pessoas pudessem compartilhar as suas más experiências de consumo. Foi assim que surgiu o Reclame Aqui, um dos 75 sites mais acessados pelos brasileiros.
reclameaqui

Reclame Aqui é o espaço do consumidor

O Reclame Aqui! É um portal bastante interessante e um espaço importante dos consumidores na internet. No site é possível que você realize a sua cidadania realizando reclamações quanto a atendimentos de atendimentos, compras, venda, além de produtos e serviços.

Como Fazer as Reclamações

Nos sistemas de reclamações, é preciso ter uma reclamação e alguns dados em específico, além de preencher corretamente o seu cadastro através da internet. Esta reclamação é totalmente gratuita e poderá ser publicada no site, onde automaticamente você recebe um e-mail como resposta da parte reclamada. É claro que desde que a empresa possa ter um Serviço de atendimento ao cliente cadastrado no Reclame Aqui.

publicidade:

Em qualquer momento todas as empresas que forem reclamadas podem responder publicando uma resposta específica relativa a sua reclamação, basta apenas se estar cadastrado no site para receber este tipo de retorno.

Como são Requisitadas as Reclamações

As reclamações que são cadastradas através do site Reclame Aqui deverão gerar um ranking equivalente a atualizações das empresas, seguindo alguns critérios de números específicos de reclamações, bem como tempos de resposta, ausência, os índices de solução, entre vários outros problemas. É um sistema completamente automático, sem ter uma interferência relativa de operadores para gerar os dados.

Banco de Dados do Reclame Aqui

Os diversos dados da empresa e todos os consumidores cadastrados através do site deverão exclusivamente oferecer acesso para permitir toda a comunicação do Reclame aqui com seus usuários cadastrados.

O banco de dados é altamente sigiloso e não é comercializável, uma política ética do site.

Além disso o Reclame Aqui deverá fazer alguns critérios de divulgação tanto para a mídia bem como encaminhar as reclamações consideradas mais graves para os órgãos e também autoridades relativas a proteção do consumidor e defesa de interesses coletivos.

Todas as várias reclamações bem como informações são de responsabilidade exclusiva do usuário, outra informação que é importante de se salientar é que o site Reclame Aqui não aceita as participações realizadas de forma anônima ou que sejam registradas através de nicknames ou apelidos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook