Atualizado em: 19 julho 2011

Portal do Empreendedor – www.portaldoempreendedor.gov.br

Quantos milhões de brasileiros trabalham informalmente hoje em dia sem ao menos saber que podem regularizar esta situação de forma simples e prática obtendo assim muitas garantias.

Se você continuar na informalidade isso pode acarretar problemas futuros, em relação à abertura de contas bancárias, solicitação de empréstimos não ter garantias no caso de doenças, maternidade além de isenção de alguns impostos.

O site “Portal do Empreendedor” no endereço eletrônico www.portaldoempreendedor.gov.br é o resultado da parceria de várias instituições governamentais, além do SEBRAE e da Caixa Econômica Federal, e seu objetivo é auxiliar o empreendedor individual a formalizar sua situação profissional.

Ao se legalizar como pequeno empresário, você ganha um registro de CNPJ, e se enquadrará no Simples Nacional, ficando isento de Imposto de Renda, PIS, COFINS, IPI e CSLL.

O site tem todas as informações que você precisar e em caso de dúvidas eles te ajudarão.

Para você formalizar o seu trabalho é muito simples, basta pagar o valor mensal de R$ 57.10 para qualquer tipo de comércio ou indústria, ou R$ 62.40 para prestação de serviços.

Esses valores serão destinados à Previdência Social e ao ICMS, ou ISS e os valores são atualizados anualmente, com base no salário mínimo.

Com essas contribuições, o Empreendedor Individual terá acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

No site você lerá o Manual de Inscrição do Microempresário e terá todas as explicações que precisa.

Isto ajudará você na hora de se aposentar e com certeza você se sentirá um profissional mais reconhecido!


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook