Planeta Balão 2011

Em datas comemorativas o que nós gostamos de fazer é comemorar, seja qual for o dia. Em muitas ocasiões as pessoas costumam comemorar, fazendo festa, realizando a decoração de acordo com a data comemorativa, entre outros. Uma das festas mais esperadas e que mobiliza diversas pessoas para participar e organizar é a festa junina. As comemorações de Festa Junina são bem comuns entre os brasileiros de diversos estados do país. É uma festa regada com muitas comidas típicas, músicas brincadeiras, quadrilha, fogueira e muito mais. Além da parte boa das comemorações, também existe a parte mais perigosa, a de soltar balão. Um site responsável por reunir pessoas para assistir exposições e confecções de balões é o Planeta Balão. Falaremos mais do site a seguir.

A Festa

A Festa Junina é uma celebração que ocorre no dia 24 de junho, caracterizada como Festa de São João. Essa celebração ocorre em diversos países, sendo bem importantes em países como Dinamarca, Estônia, Letônia, Finlândia, Noruega, Lituânia e Suécia, mas também ocorre em outros países.

O uso de balões e fogos de artifício durante o São João no Brasil é muito comum e está relacionado com o uso da fogueira junina que é muito antiga na história da festa junina. Soltar balões, fogos e fazer uma fogueira são ligados a os efeitos visuais que eles proporcionam, sendo um costume trazido pelos portugueses para o Brasil. Os fogos de artifícios devem ser manuseados por quem entende e possui prática nisso. Além disso, é preciso verificar bem o local em que os fogos serão soltados, cogitando a possibilidade de algo dar errado e tendo atenção para que ninguém saia ferido.

Proibição de Balões

Os balões eram usados para avisar aos outros que a festa iria começar. As pessoas soltavam cerca de cinco a sete balões para identificar o começo da festa de São João. Atualmente, essa prática é proibida por lei, devido ter causado diversos incêndios. A lei é a do artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº9.605/98), fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano, pode levar a pessoa a ser condenada à pena de detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas cumulativamente.

Planeta Balão

Para você que gosta de balões e acha bonito, existe o site Planeta Balão, que informa tudo sobre balões e realiza festivais e competições de balão. Vale ressaltar que todos os balões que são soltados por eles, são capturados também, evitando que cause acidentes e outros problemas maiores.  Além de balões, há concursos de pipas também. Para quem gosta e admira é uma ótima opção. No site você poderá conferir todos os balões já confeccionados por eles, vídeos com a solturas e capturas de balão e todos os festivais que acontecem sempre. Confira o site e veja os diversos e imensos balões que já foram confeccionados e soltados por eles.