Atualizado em: 22 setembro 2011

Telebrás e Sky inauguram o 4G no Brasil

Contrato entre Telebras e SKY inaugura a oferta de 4G no Brasil. Brasília será a primeira cidade atendida já no fim de outubro. Expansão para outras cidades começa em 2012.
Comparação da tecnologia 3G com 4G

Comparação da tecnologia 3G com 4G

O primeiro contrato para fornecimento de banda larga formalizado com uma empresa de TV por assinatura, foi assinado nesta quarta-feira (22) com a Telebrás. Com o acordo, a SKY será o meio por onde a internet móvel de quarta geração chegará ao Brasil.

O documento que firma oficialmente a chegada da tecnologia 4G nas terras descobertas por Cabral, foi assinado em Brasília pelo gerente geral de Infra Estrutura da SKY, Jefferson Wanderley e por Caio Bonilha, presidente da Telebrás, além de Adir de Souza Matos, vice-presidente de Relações Institucionais da SKY.

publicidade:

“O projeto da SKY vem ao encontro das metas da presidenta Dilma Rousseff e do ministro das Comunicações Paulo Bernardo de implantação da tecnologia 4G no Brasil”, afirmou Bonilha. Por sua vez, Adir de Souza Matos destacou que a SKY será a “primeira empresa a oferecer esta tecnologia de acesso à Internet na América Latina”.

Brasília será a primeira cidade a ser atendida ainda em 2011, a expansão para as demais localidades se dará a partir de 2012

Este contrato não faz parte do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), e estipula que haverá fornecimento progressivo de até 5 Gigabits de velocidade de Internet. Para que o leitor tenha noção, 1 Gigabit = 1024 Megabits, ou seja, um pouco mais de mil vezes maior que um plano de “1 Mega”, como é popularmente conhecido. Tal velocidade, até alguns anos atrás era privilégio dos backbones, locais onde todo o fluxo de Internet de um país inteiro era concentrado.

Com a chegada do 4G, tenho a esperança que a média das velocidades de Internet fornecidas no Brasil suba expressivamente, mas não tenho expectativas que os preços se reduzam.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook