Atualizado em: 19 julho 2011

SPPREV | São Paulo Previdência: Concursos, Telefones, Aposentadoria

É fundamental para todo brasileiro saber dos seus direitos e deveres perante a sociedade e ao Estado. Afinal de contas, só assim se faz uma sociedade forte e justa para todos. Uma das garantias do povo brasileiro, é a Previdência Social.

publicidade:

A Previdência Social, em linhas gerais é um seguro que tem como intuito oferecer suporte financeiro ao cidadão quando o mesmo perde a sua capacidade de exercer uma profissão e daí tirar o seu sustento. Quem coordena e administra a Previdência Social em todo o Brasil é o Ministério da Previdência Social e o INSS.

Como Funciona

De todo trabalhador forma, leia-se com carteira assinada, é recolhido já de seus empregadores, as chamadas contribuições previdenciárias para o fundo de previdência. Esse sistema funciona no setor privado, uma vez que para os servidores públicos, existe um sistema diferenciado a depender da área de atuação.

É importante lembrar que organizações não governamentais como bancos e seguradoras oferecem planos privados de previdência. O que não exclui a orbigação na contribuição convencional.

Mesmo sendo um orgão federal, cada estado brasileiro possui a sua central de previdência. No estado de São Paulo, o orgão responsável é o SPPREV.

O SPPREV

A São Paulo Previdência possui, perante a federação, autonomia no campos administrativos, financeiro, patrimoniais e até na gestão de recursos himanos. A criação da SPPREV tem como principal intuito proporcionar uma gestão mais eficaz e, consequente diminuição nos gastos da federação. Além destes, a SPPREV permite um maior critério para benefícios e, obviamente, um maior controle e fiscalização prevenindo fraudes.

Fica também responsável por administrar a folha de pagamento de pensões e aposentadorias da Administração direta e indireta do Estado de São Paulo assim como da Assembléia Legislativa, do Tribunal de Contas do Estado, das Universidades, do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública.

O SPPREV tem um site onde os servidores ativos e inativos podem buscar informações sobre demonstrativos, recebimentos, editais e outras informações diversas. O site é super simples de se navegar e lá você poderá obter todas as informações necessárias. Confira no link abaixo.

SPPREV – São Paulo Previdência

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook