Atualizado em: 19 julho 2011

Consultar e Emitir Darf On Line

Agora ficou muito mais fácil de consultar suas dívidas, tanto dívida ativa quanto DARF. Saiba como consultar e realizar a emissão de Darf aqui no Sempre Tops.

A cada dia que passa nossa vida tem ficado cada vez mais cara, com cada vez mais impostos para pagar, cada vez mais coisas para comprar para poder suprir nossas necessidades, entre outras coisas governamentais. Com isso, muitas pessoas acabam perdendo o controle de suas dividas e muitas delas são feitas a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Portanto, saiba aqui como consultar e realizar a emissão de Darf através da internet. Conheça e entenda mais sobre.

DARF

Para entender como funciona tais documentos governamentais é necessário primeiro esclarecer o significado de alguns, como o Darf. O DARF é uma sigla que significa Documento de Arrecadação de Receitas Federais, ou seja, é por onde a pessoa realiza o pagamentos de tributos que são administrados pela Receita Federal do Brasil. Existem dois tipos de documento de arrecadação, documentos esses que estão em vigor desde o ano de 1997. O DARF comum é usado para que sejam realizados os pagamentos das pessoas físicas e jurídicas para a Receita Federal. O DARF simples é usado somente e exclusivamente pelas pessoas jurídicas, ou seja, aquelas que se enquadram como microempresa ou empresa de pequeno porte. Além desses, também existe o DARF judicial, que é usado para que sejam recolhidas as custas processuais no âmbito da Justiça Federal de 1° grau.

Consulta

Na opção de Consulta, você poderá consultar informações de dívida ativa da União, através do número da pessoa física pelo CPF. Uma vez consultado, você pode solicitar o DARF e imprimir o mesmo. Para consultar você precisa preencher obrigatoriamente dois campos, o de número de CPF e o de inscrição de dívida ativa da União. É preciso que você preencha com todos os dígitos que compõe esses documentos, inclusive os dígitos verificadores. Após informar e preencher todos os dados obrigatórios, uma tela apresentará todas as informações específicas da dívida e do DARF para que você possa imprimir.

Caso você tenha algum problema durante a Consulta, utilize o botão Ajuda, que tem como objetivo auxiliar o usuário disponibilizando informações gerais do sistema e de cada tela. Para realizar a consulta, acesse: http://www2.pgfn.fazenda.gov.br/ecac/contribuinte/darf/darf.jsf

Emissão

Através do sistema de emissão de DARF, qualquer cidadão poderá obter o DARF e realizar o pagamento de suas dívidas perante à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Isso garante maior comodidade a todos os contribuintes, além de proporcionar conforto, agilidade, economizando o seu tempo com coisas que antigamente eram muito burocráticas.

Para realizar a Emissão de Darf, acesse: http://www2.pgfn.fazenda.gov.br/ecac/contribuinte/darf/darf.jsf

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook